Legião de Maria assinala 40 anos de existência nos Açores com peregrinação à Polónia e a Fátima

“Maria nas pegadas de Jesus” é o lema de 35 legionários açorianos que rumaram à Polónia para viver a fé através do testemunho. No fim de semana reúnem-se em Fátima para o encontro nacional.

Numa altura em que caminhamos para a parte final do Ano da Fé, 38 membros da Legião de Maria, na sua maioria oriundos de São Miguel mas também de Santa Maria e Terceira encontram-se em peregrinação na Polónia.

Depois da Terra Santa e de Roma e, em vésperas da canonização do Beato João Paulo II, “decidimos fazer esta peregrinação em jeito de  homenagem também para aprofundarmos a nossa fé através do testemunho”, disse ao Portal da Diocese Maria Luísa Silva, a responsável pela Legião de Maria a nível regional.

“Os sinais de sofrimento, de luta e de vitória evidenciados por todo o povo polaco em cada lugar santo por onde passamos é para nós encorajador e, sobretudo, um testemunho vivo de como a fé pode vencer todos os obstáculos”, acrescentou o Pe Maximino Medeiros, assistente espiritual diocesano da Legião de Maria.

“A fé está presente no coração do povo polaco e isso sente-se a todo o momento”, conclui o responsável espiritual que acompanha estes legionários que todos os anos percorrem lugares onde o culto Mariano fala mais alto.

“Estamos perplexos com tudo isto e foi muito válido termos vindo” adianta, ainda, Maximino Medeiros para quem este testemunho mostra como “apesar do sofrimento a fé pode crescer”. E dá o exemplo de uma das peregrinas que acompanha o grupo e que “esperamos possa ver a sua fé reforçada” depois desta viagem já que quando a iniciou “revelava sinais de algum afastamento”.

“A fé dos outros e a forma como a demonstram também é encorajador para a nossa própria caminhada”, conclui.

Esta peregrinação terminará no próximo fim de semana em Fátima, no Encontro Nacional da Legião de Maria.

A estes peregrinos juntar-se-ão mais 35 pessoas, 30 deles jovens, provenientes dos Açores que irão participar no encontro nacional. O Bispo de Angra presidirá às celebrações, durante as quais haverá uma encenação sobre a presença da Legião de Maria nos Açores, bem como a leitura de um poema/oração de homenagem da João Paulo II.

A Legião de Maria é uma das maiores organizações leigas do apostolado católico, fundada em Setembro de 1921, na Irlanda, que possui cerca de três milhões de membros em todo o mundo.

O objetivo dos legionários de Maria é servir a Igreja, sob a égide de Maria Imaculada, lutando contra todas as formas de mal. Os legionários estão envolvidos essencialmente na execução de obras espirituais.

Scroll to Top