Leigos: III Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades

Com o tema «A alegria do Evangelho, uma alegria missionária».

O Conselho Pontifício para os Leigos está a organizar o III Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades com o tema “A alegria do Evangelho, uma alegria missionária”, de 20 a 22 de novembro, em Roma, Itália.

 

“Você é um dom e uma riqueza para a Igreja. Tome sempre o poder do Evangelho! Não tenha medo! Mantenha sempre a alegria e a paixão pela comunhão na Igreja”, disse o Papa Francisco aos novos movimentos e novas comunidades eclesiais, a 19 de maio de 2013, Domingo de Pentecostes, antes da oração Regina Coeli (oração que substitui a prece do Angelus durante o Tempo Pascal), recorda o Serviço de Informação do Vaticano (VIS).

 

Depois desta reunião o Papa apresentou a Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, “um verdadeiro formulário para estes movimentos e comunidades”, e que inspira o tema do III Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades – “A alegria do Evangelho, uma alegria missionária”.

 

O III Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades vai realizar-se no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae de Roma, em Itália, de 20 a 22 de novembro.

 

Ainda se aceitam inscrições e o Serviço de Informação do Vaticano destaca que já estão inscritos membros de todos os continentes, que representam mais de 80 associações internacionais.

“Já estão também inscritos mais de cinquenta e cinco fundadores e responsáveis gerais de várias comunidades em todo o mundo”, acrescenta o VIS.

 

No III Congresso Mundial de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades vão participar delegados das associações internacionais mais conhecidas mundialmente como as que estão em “constante diálogo” com o Conselho Pontifício para os Leigos e vão ser acompanhados por “bispos de várias dioceses e órgãos da Cúria Romana”.

 

Nesse sentido, o Conselho Pontifício consultou também movimentos e novas comunidades sobre “a organização, a logística e os principais temas” para o congresso e dedicou a reunião anual, do dia 27 de junho, a “ouvir participantes de mais de trinta associações internacionais”, desenvolveu o VIS.

Scroll to Top