Já estão escolhidas as 30 igrejas que vão acolher as celebrações diocesanas ao longo dos próximos anos a cada dia 23 até agosto de 2023

São 30, nas nove ilhas do arquipélago as Igrejas que a cada dia 23 do mês, e até agosto de 2023, data da realização da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, vão acolher as celebrações diocesanas de oração pelas Jornadas.

As `igrejas JMJ´ irão ter um momento de oração, uma Vigília, uma Celebração da Palavra, um momento musical/cultural, “dando  largas à criatividade e envolvimento dos jovens”.

“Propomos que, em cada mês, uma “Igreja JMJ” da Diocese seja expressão diocesana daquele dia 23: em cada mês, uma “Igreja JMJ” assumirá a celebração diocesana do dia 23” refere uma nota do Serviço Diocesano enviado a todos os sacerdotes e comunidades paroquiais da diocese de Angra.

“Seria tão bom se, em cada mês, a respetiva Igreja JMJ/Ouvidoria, pudesse viver um dia 23 diferente, com um sabor e expressão diocesana: que se dê largas à imaginação e a criatividade seja posta ao serviço da missão”, apela o Serviço Diocesano da pastoral juvenil que desafia a que essa celebração seja transmitida através dos meios digitais.

Também em cada mês, de 23 a 23, será proposto aos jovens um modelo de santidade, modelos que serão, não apenas os padroeiros e intercessores da JMJ – Lisboa 2023, como também outras figuras, mais ou menos conhecidas, incluíndo da diocese, esclarece ainda o Serviço da pastoral juvenil.

“Estes modelos serão divulgados mensalmente nas redes sociais da Pastoral Juvenil”, esclarecem ainda.

O serviço já disponibilizou também as catequeses e propostas concretas de oração, estando previsto o inicio do ciclo de formação “Capacita-te”.

Este ciclo de formação que, dada a situação de pandemia que se vive, será exclusivamente online, é destinado a jovens, Animadores de Grupos de Jovens, Agentes de Pastoral Juvenil, Delegados JMJ, catequistas da 4ª Fase da Catequese, Chefes de Escuteiros e a todos aqueles que desejam capacitar-se para melhor responder aos desafios que os jovens e a Pastoral Juvenil de hoje lançam.

As sessões deste Ciclo de Formação terão a duração de uma hora, havendo hipótese de diálogo, para quem o desejar, e decorrerão nos dias 25 de janeiro, 8 e 22 de fevereiro, 8,15 e 22 de março.

Os interessados em participar neste Ciclo Formativo deverão fazer a sua a sua inscrição para o email pjua.formacao@gmail.com para que lhe possa ser facultado o link que dará acesso à formação.

A participação neste Ciclo de Formação é totalmente gratuita.