Movimento da Mensagem de Fátima em São Miguel aposta na reorganização do sector juvenil

Representantes de 11 núcleos do Movimento estiveram reunidos este domingo para preparar retiro orientado pelo Reitor Emérito do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra

A dinamização do sector juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) nos Açores, em particular em São Miguel, é uma das prioridades dos dirigentes que estiveram reunidos este domingo em Água de Pau, na Lagoa.

“É preciso apostarmos neste sector para dinamizarmos mais o nosso movimento”, disse ao Sítio Igreja Açores o assistente espiritual do MMF em São Miguel, Pe João Furtado, sublinhando que agora já existe um casal responsável – Natália Silva e Pedro Leite (Ribeira Grande)- que irão, de resto, iniciar os preparativos para o próximo evento do Movimento que vai reunir entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, vários momentos de reflexão, entre os quais um no dia 1 de março com todas as crianças da catequese da paróquia de Água de Pau e ouvidoria da Lagoa, aberto à participação de pequenos grupos de outras paróquias e ouvidorias de São Miguel.

“O objetivo é chamar a atenção para a importância das crianças no contexto do Movimento da Mensagem de Fátima, pois se nos recordarmos Nossa Senhora apareceu há cem anos a crianças e elas são muito importantes no nosso movimento”, destaca ainda o sacerdote.

Além deste encontro no 2º domingo da Quaresma, primeiro com crianças e depois com os Romeiros de São Miguel, o MMF tem como ponto alto da sua agenda nos Açores o retiro espiritual orientado pelo Reitor Emérito do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra no dia 28 de fevereiro, que se realizará no Centro Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos em Água de Pau.

O Movimento, como já vem sendo hábito deslocar-se-à ao continente em dois momentos: primeiro entre 14 e 17 de julho para a peregrinação a Pontevedra e Tui (espanha) terminando em Portugal na peregrinação anual e mais tarde, em agosto, com o retiro para doentes entre 10 e 13 de agosto. Nestes dois momentos a diocese de Angra faz-se representar por cerca de 50 pessoas, repartidas essencialmente pelas ilhas de São Miguel e Terceira, onde o movimento tem uma maior expressão.

Atualmente o MMF conta com 11 núcleos em São Miguel: Água de Pau, Ribeira Chã, Cabouco, Pico da Pedra, Nordeste, Covoada, Relva, Rabo de Peixe, Ribeira Grande e Saúde e Milagres nos Arrifes.

Scroll to Top