Papa nomeia cardeal africano como prefeito da Congregação para o Culto Divino

D. Robert Sarah substitui cardeal Antonio Canizares

O Papa nomeou como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos o cardeal Robert Sarah, até agora presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, sucedendo ao cardeal Antonio Cañizares, atual arcebispo de Valência.

O anúncio foi feito hoje pela Santa Sé, em comunicado, no mesmo dia em que Francisco se reuniu com os responsáveis dos vários dicastérios da Cúria Romana.

Natural da Guiné-Conacri, D. Robert Sarah, de 69 anos, foi nomeado secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos em 2001, por São João Paulo II; a 7 de outubro de 2010, Bento XVI designou-o presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ e foi criado cardeal pelo Papa emérito a 20 de novembro desse ano.

Antes de D. Antonio Cañizares, nomeado arcebispo de Valência em agosto deste ano, a Congregação para o Culto Divino tinha sido liderada pelo cardeal nigeriano Francisco Arinze.

Segundo a constituição apostólica ‘Pastor Bonus’, de João Paulo II, que regulamenta atualmente a Cúria Romana, a Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos “ocupa-se de tudo o que, salvaguardada a competência da Congregação aa Doutrina da Fé, impende à Sé Apostólica acerca da regulamentação e promoção da sagrada liturgia, em primeiro lugar dos Sacramentos”.

CR/Ecclesia

Scroll to Top