Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja celebrado esta terça-feira

Conheça aqui algumas das iniciativas na Diocese de Angra

O Museu do Pico vai assinalar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja no próximo dia 18, no Museu dos baleeiros, nas Lajes, com uma palestra da conservadora Marta Bretão sobre a escultura do “Senhor Bom Jesus Milagroso- Uma imagem que cativa”.

A iniciativa conjunta com a ouvidoria do Pico, que começa às 20h30 e conta ainda com a apresentação de dois vídeos um sobre fotografias de Hélder Silveira e outro sobre Histórias da terra e das Gentes, um programa da RP Açores feito e apresentado por Vaco Pernes e Rui Machado, pretende dar a conhecer a importância e a singeleza da escultura do Senhor Bom Jesus Milagroso, uma das imagens mais veneradas nas ilhas do grupo do triângulo.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja assinala-se desde 2011, a 18 de outubro (dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas) e visa promover a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam.

Nesse sentido, “as comemorações deste dia pretendem alcançar um âmbito nacional, de modo a potenciar as oportunidades de partilha entre os diferentes serviços, bem como permitir uma maior visibilidade e sensibilização junto de um mais vasto leque de pessoas, dentro e fora do contexto eclesial”, sublinha uma nota enviada ao Igreja Açores.

Marta Sofia Bretão é conservadora-restauradora, professora de Arte e Património no Seminário Episcopal de Angra, sócio-gerente/responsável técnica da empresa Marta Bretão – Conservação e Restauro de Obras de Arte, com sede na ilha Terceira e nesta ocasião falará sobre o “Bom Jesus Milagroso: estudar para conhecer, conservar para preservar, restaurar para adorar”;

A entrada é livre.

Esta não é a única iniciativa da igreja açoriana para destacar o Dia Nacional dos Bens culturais.

Santa Cruz da Lagoa

A Paróquia de Santa Cruz e a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, este ano comemoram o Dia dos Bens Culturais com uma Conferência proferida por Susana Goulart Costa intitulada Gaspar Frutuoso: à descoberta de um ilustre desconhecido! e inauguração da Exposição temporária 500 anos de Matriz de Lagoa, que se realizará no próximo dia 21 de outubro, pelas 20h00, na Igreja Matriz de Lagoa – Santa Cruz.

A Conferência comemora os 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso, que foi pároco interino de Santa Cruz entre 1558 e 1560. Por sua vez, a pequena exposição temporária intitulada «500 anos de Matriz de Lagoa», assinala os 500 anos da elevação da Igreja Paroquial de Santa Cruz à categoria de Matriz, por ocasião da elevação da Lagoa a vila e concelho, em 1522. A mesma revela aspetos importantes da história da Igreja Matriz de Lagoa e da sua vivência paroquial, através de uma seleção de fotografias.

 

Scroll to Top