Músicos da Madalena celebram Santa Cecília

 

Festa em honra da padroeira da música é celebrada também na Povoação e na Horta

Várias paróquias de diferentes ouvidorias da diocese de angra vão assinalar este domingo o dia de Santa Cecília, com uma festa em honra da padroeira da música, curiosamente no dia em que encerram as portas santas das 23 igrejas jubilares insulares.

Na ouvidoria do Pico as várias instituições musicais do concelho da Madalena, vão reunir-se  na Igreja Matriz, para celebrar esta festa.

Antes da Missa Solene desfilarão pelas principais artérias da vila madalenense as três filarmónicas e os seis grupos folclóricos do concelho rumo à Matriz, nomeadamente a Filarmónica Lira Madalense, o Grupo Folclórico da Madalena e o Grupo Folclórico das Bandeiras; a Filarmónica União e Progresso Madalense a Filarmónica União e Progresso Madalense, o Grupo Folclórico da Criação Velha e o Grupo Folclórico da Candelária; a Filarmónica Lira de São Mateus, o Grupo Folclórico de São Mateus e o Grupo Folclórico de São Caetano.

Ao meio dia será celebrada a Missa Solene com a presença dos párocos do concelho, na qual a animação litúrgica estará sob a responsabilidade das capelas da Zona Pastoral da Madalena, das Filarmónicas, do Coro Madalena e da Tuna da Casa da Música da Candelária, sendo o ofertório organizado pelos Grupos Folclóricos.

Terminada a celebração haverá um almoço convívio na Sede da Filarmónica União e Progresso, ofertado pela Câmara Municipal da Madalena.

Também na Horta o ano santo encerra com um desfile das filarmónicas da ilha naquele que será o último jubileu do ano santo, imediatamente a seguir aos dos coros que no dia anterior vão estar reunidos no IV encontro da ilha do Faial. O IV Encontro de Coros da ilha do Faial reúne os coros litúrgicos das 13 paróquias da ouvidoria e os três coros de dimensão maior da Ilha do Faial: Stella Maris, Santa Catarina e o Grupo Coral da Horta, disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor Pe Marco Luciano Carvalho.

Nesse mesmo dia será lançada a segunda edição do livro “Sentir o canto litúrgico” da autoria do padre Marco Luciano Carvalho que terá a apresentação do padre Nuno Queiroz.

Na ouvidoria da Povoação será igualmente celebrada a festa em honra de Santa Cecilia na Igreja Jubilar.

Scroll to Top