Novena dos Espinhos reflete sobre as “heroínas” do Evangelho

Iniciativa quaresmal no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres termina na próxima sexta-feira, dia 18 de março

O encontro de Jesus com várias mulheres, narrado nos Evangelhos, é o tema deste ano da Novena dos Espinhos, uma série de catequeses quaresmais que tradicionalmente ocorrem na primeira semana da Quaresma, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada

Esta “oportunidade para meditar no sofrimento e na paixão de Cristo” este ano é feita a partir do exemplo de várias mulheres com quem Jesus se cruzou, ouviu e `curou´ nas suas dores, mas é, sobretudo “uma homenagem às heroínas das nossas vidas e dos nossos tempos, como aquelas mães que todos os dias cruzam fronteiras, com os filhos ao colo em busca de um lugar de paz onde possam continuar a sua vida em lugar seguro, deixando tudo para trás”, refere ao Igreja Açores o reitor do Santuário, cónego Adriano Borges.

Entre os exemplos escolhidos para as meditações estão a Viúva de Naim, que enterra o seu único filho a quem Jesus ressuscita; a mulher que toca na orla do manto de Jesus e fica curada; a mulher adúltera; a pecadora arrependida; as irmãs de Lázaro Maria e Marta, Maria Madalena ou a Samaritana.

“Todas elas se cruzaram com Jesus, que as ouviu e as curou dos seus males” recorda o sacerdote sublinhando que, para cada momento e cada situação, Deus está sempre presente para acudir ao sofrimento e às dores da humanidade ferida.

“Olhando para os sofrimentos da nossa humanidade, olhando agora para o momento atual ainda ganha maior atualidade esta reflexão pois a partir do sofrimento de Jesus compreendemos como devemos também nós viver e ultrapassar as nossas dores”, refere ainda o sacerdote.

A Novena dos Espinhos termina na próxima sexta-feira, dia 18, tendo como pano de fundo a coração de Jesus com a coroa de Espinhos, uma “evocação do Ecce Homo”.

“É uma responsabilidade do Santuário levantar o nosso coração e a nossa alma para os espinhos que nos atormentam. A realidade realidade do nosso mundo passa pelo sofrimento, como passou a vida de Jesus na sua passagem pelo mundo, mas sabemos que não estamos sozinhos”.

A Novena dos Espinhos tem lugar diariamente na Igreja do Santuário do Senhor Santo Cristo às 18h00.

Scroll to Top