Novo Bispo de Aveiro preside às Festas do Bom Jesus do Pico

Novenário preparatório arranca domingo, dia 27 de julho, com o pregador Pe António Henrique Pereira.

D. António Moiteiro Ramos, novo bispo de Aveiro, é o convidado de honra para presidir às Festas do Senhor Bom Jesus do Pico, que se realizam em São Mateus, concelho da Madalena do Pico, entre 5 e 7 de Agosto, apurou o Portal da Diocese junto do reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, Pe Marco Martinho.

O Bispo de Aveiro que acaba de ser nomeado, foi até agora Bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, toma posse a 13 de setembro e  vem a convite do Bispo de Angra D. António de Sousa Braga.

O prelado, de 58 anos, é natural do concelho de Penamacor, do Distrito de Castelo Branco e Diocese da Guarda, e frequentou os Seminários Diocesanos do Fundão e da Guarda.

Ordenado presbítero em 08 de abril de 1982, iniciou o ministério pastoral como vigário paroquial das paróquias de S. Vicente e de S. Miguel da Guarda, ocupando a partir de 1996 o lugar de diretor espiritual do Seminário Maior da Guarda.

Em 2006, e também como membro de uma equipa sacerdotal, foi nomeado pároco da Sé e de S. Vicente, na cidade da Guarda.

Ao longo de trinta anos de sacerdote, exerceu outros serviços na Diocese da Guarda, tais como o de responsável pelos Departamentos de Catequese da Infância e Adolescência e do ensino da Igreja nas escolas e, finalmente, o de diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, Coordenador da Pastoral, assistente diocesano das Conferências Vicentinas, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do Conselho de Pastoral.

Entre 1984 e1986, fez a licenciatura em teologia, com especialidade em catequética, no Instituto Superior de Teologia de San Dâmaso, em Madrid, filiado na Universidade Pontifícia de Salamanca e nos anos 1994-1996, frequentou as aulas no Instituto Superior de Pastoral, em Madrid, concluindo o doutoramento em teologia pastoral, em 1997, com a tese «Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993». Desde 1987, foi professor de catequética no Seminário Maior da Guarda e professor de teologia pastoral no Instituto Superior de Teologia Beiras e Douro, com sede em Viseu.

Foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga em 08 de junho de 2012, pelo papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussi, recebendo a ordenação episcopal em 12 de agosto de 2012, na sé da Guarda, presidida pelo cardeal D. José Saraiva Martins, tendo como bispos ordenantes D. Manuel da Rocha Felício e o arcebispo D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga.

É vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização. Escolheu para seu lema episcopal: “É preciso que Jesus reine”.

A Festa do Senhor Bom Jesus do Pico é a segunda festa religiosa mais importante dos Açores, a seguir ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realiza em Ponta Delgada e a mais importante das cinco festas religiosas do Pico, onde se incluem as Festas do Divino Espírito Santo, a de Santa Maria Madalena, Nossa Senhora de LUrdes e as Festas de São Roque.

A anteceder as solenidades realiza-se o novenário, que começa a 27 de julho e, este ano, será pregado pelo Ouvidor da ilha Terceira Pe. António Henrique Pereira, que é também o responsável pelo Serviço Diocesano para a Evangelização e Catequese.

O Cartaz das Festas que será apresentado amanhã, em conferência de imprensa, às 10h30.

Scroll to Top