“O nosso objetivo para este ano é irmos em busca de quem não nos procura”

São jovens católicos que experimentam a alegria de Cristo. Movidos pelo ideal da evangelização assumem-se discípulos e partem à conquista de outros jovens. O movimento tem uma forte implantação em São Miguel.

Júlia Raposo é presidente da XTO há um ano e desde aí a Associação está em processo de renovação. O Portal da Diocese foi ao seu encontro para perceber quem é, ao que veio e que papel reserva à XTO na sociedade, sobretudo junto dos mais novos.

Fundada na Ilha de São Miguel por um grupo de jovens em conjunto com o padre Jason Gouveia, a Associação XTO existe há cinco anos. Com o intuito de formarem uma associação de jovens católicos unem-se na amizade, levando ao próximo a mensagem e o amor de Deus. O princípio é básico: jovens que evangelizam jovens.

 

Portal da Diocese (PD) – Quem é Júlia Raposo e como chega à  presidência da Associação XTO.

 

Júlia Raposo (JR) – Sou a Júlia Raposo e tenho vinte e cinco anos. Sou natural e residente na cidade de Ribeira Grande, formada em psicologia clínica. Isso permite-me trabalhar com crianças que vivem realidades familiares muito particulares, sentindo-me plenamente realizada por poder estar próxima e ajudar os outros. Encaro o meu trabalho como uma missão, que me permite olhar de uma forma totalmente diferente desafios que agora assumo. Foi na reta final do meu Mestrado, em maio de 2011, que surge a oportunidade de participar num retiro espiritual promovido pela XTO. Foi, sem dúvida, um ponto de viragem na minha vida que me levou a redefinir prioridades da minha vida. É a partir daí que começo a participar no grupo de oração. Mais tarde sou convidada a fazer parte da equipa organizadora das atividades.

Em dezembro de 2012  sou eleita presidente da Associação. Foi algo que aconteceu em muito pouco tempo, mas muito naturalmente.

 

PD – A Associação XTO foi fundada em 2008 por um grupo de jovens em conjunto com o padre Jason Gouveia. Em que consiste o seu plano de ação e como tem sido até aqui o caminho percorrido?

 

JR – A associação foi fundada realmente a 17 de outubro de 2008 por um grupo de jovens, amigos, em conjunto com o padre Jason. Não foi algo totalmente sem sentido. Este grupo tinha feito parte do Movimento da Mensagem de Fátima. É daí que parte o grande impulso para a criação de algo novo, com características muito próprias. Como está escrito nos nossos estatutos, devidamente aprovados pelo Prelado Diocesano, somos uma associação de jovens leigos. Temos por objetivo levar a mensagem de Cristo(XTO) a jovens como nós, e por eles, às suas famílias. Levamos a cabo vários projetos inovadores, desde um itinerário de retiros espirituais, noite 3j, coordenação dos grupos de oração que são fruto dos nossos retiros, ou até levando a cabo um carnaval católico, como já aconteceu em anos anteriores. Promovemos ainda quase com uma frequência mensal workshops e formações sobre variadíssimas temáticas, sempre abertas a qualquer pessoa que queira participar.

Estamos deveras felizes e realizados. Já envolvemos centenas de jovens açorianos na procura de Deus, no reforço da sua fé, na prática de uma cidadania ativa e responsável e no desenvolvimento dos valores pessoais, da paz e da fraternidade. Contamos com vários colaboradores que permitem que os nossos projetos se tornem possíveis. Com a sua ajuda e do nosso maior apoio, Jesus. Experimentamos em todas as nossas atividades uma imensa alegria através da reflexão, convívio, partilha, atividades culturais, artísticas, recreativas e intercâmbios que transformam o coração daqueles que se atrevem a experimentar. Julgo que, cada vez mais, os jovens procuram Jesus de uma forma muito própria. Muitos chegam aos nossos encontros questionando-O de uma forma audaz e, por vezes, agressiva. Nós, a Igreja, particularmente a nossa Igreja local, temos de dar uma resposta urgente e atual a estes jovens que pensam estar fora da dela, na “periferia” da sua fé.

 

PD – Estamos no início de 2014. Que atividades estão previstas no plano anual desta Associação?

 

JR – Os planos para este ano passam, essencialmente, por manter o que temos feito, consolidando, embora sem deixar de aumentar o desafio para os jovens que nos buscam. Teremos as habituais formações e workshops mensais, alguns retiros, nomeadamente em março e em julho. E claro, temos o lançamento do cd do padre Jason Gouveia no próximo dia 25, o que é para nós motivo de alegria e orgulho. Talvez o grande desafio da Associação para este ano, seja mesmo ir em busca de quem não nos busca.

Scroll to Top