“O Papa ensina-nos a simplicidade e coloca-nos ao seu lado como iguais”- D. Armando Esteves Domingues

 

Foto: Vatican News

Bispo de Angra regressa à Diocese marcado por um sentimento de “comunhão alargada” e de “esperança” na Igreja, para além das questões do quotidiano, que “tanto nos consomem”

D. Armando Esteves Domingues classificou o encontro dos bispos portugueses com o Papa, na passada sexta-feira, dia 24 de maio, no final da visita Ad limina, como “um bálsamo de simplicidade”.

“Senti que o encontro com o Papa foi um encontro entre ´iguais´tal foi o modo informal e coloquial em que o Santo Padre nos colocou durante as duas horas de encontro, recebendo-nos e cumprimentando-nos um a um à entrada e depois na sua capacidade de nos escutar” afirmou ao Sítio Igreja Açores o bispo de Angra esta manhã.

“A simplicidade que o Papa Francisco nos ensina todos os dias é a simplicidade de uma Igreja sinodal que quer escutar, ouvir mais do que dizer ou impor. Esta é a esperança que nos é apresentada neste processo sinodal: tornarmo-nos simples, todos iguais e com vontade de nos escutarmos”, disse ainda o prelado que não esconde o efeito desta “experiência que marca”.

“É muito interessante sentir que fazemos parte de um povo alargado de gente, de estarmos em comunhão e fazer essa experiência diariamente com todos os bispos mas também com as equipas dos dicastérios de Roma”, acrescentou D. Armando Esteves Domingues.

“Não obstante possamos, cada um de nós, na nossa missão específica, perder muito tempo em questões do quotidiano que são importantes, percebermos que há esperança e que há esta comunhão, ajuda-nos a converter” disse ainda o prelado sublinhando esta mensagem de esperança, “esta possibilidade de, na simplicidade, esta humanidade se reconciliar, de estarmos unidos a Deus, todos como iguais”, especificando um dos momentos mais gratificantes “do ponto de vista pessoal” que foi a celebração da Eucaristia junto ao túmulo de Pedro.

“Foi vida e foi um momento pessoal de grande introspeção e conversão”.

A visita Ad Limina decorreu entre os dias 20 e 24 de maio, tendo terminado com a celebração de uma Missa junto ao túmulo do apóstolo Pedro.

De acordo com o Gabinete de Comunicação da CEP, participaram na visita ‘Ad Limina’ 20 bispos diocesanos, cinco bispos auxiliares, o bispo eleito de Beja, dois bispos eméritos e o secretário, padre Manuel Barbosa.

Scroll to Top