Ano pastoral, este ano, inicia-se formalmente a 22 de novembro, dia de Cristo Rei

A ordenação sacerdotal de seis diáconos no próximo domingo e a Assembleia Diocesana, que juntará os conselheiros dos Conselhos Presbiteral e Pastoral Diocesano, de 2 a 5 de outubro, marcam o arranque da retoma dos trabalhos da Igreja nos Açores.

Este ano, pela primeira vez, e tendo em conta que a calendarização das atividades está dependente das orientações da Assembleia Diocesana, o ano pastoral na diocese começa formalmente no domingo do Cristo Rei, a 22 de novembro, inicio do novo ano litúrgico. Habitualmente, o ano pastoral diocesano começaria no primeiro domingo de outubro. Ainda assim, e até à definição e publicação das novas orientações de pastoral para toda a diocese, a Igreja vai retomando aos poucos as suas atividades. A começar já no próximo sábado com o inicio da entrada dos novos sacerdotes nas paróquias que lhes foram entregues. Esta recolocação, que é particularmente expressiva na ilha Terceira, nomeadamente da ouvidoria de Angra, far-se-á entre 5 e 26 de setembro, entrando já, nalguns casos e outubro.

Além desta movimentação normal de sacerdotes há ainda a ordenação de seis diáconos, em Ponta Delgada, no domingo, a partir das 16h00, na Igreja de São José.

Neste arranque do ano pastoral, destaque ainda para o inicio do ano lectivo nas escolas açorianas, com o começo das aulas de Educação Moral e Religiosa nos diferentes graus de ensino e, no dia 22, a abertura solene do ano letivo no Seminário Episcopal de Angra. Recorde-se que quer os alunos do ensino regular quer os alunos do Seminário estão sem aulas presenciais desde março, devido à pandemia.

Ainda no mês de setembro, para além da celebração do Sacramento do Crisma, em algumas ouvidorias, como a da Praia da Vitória, haverá ainda tempo para a realização de uma ação de sensibilização para catequistas, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, nos dias 16 e 17, a partir das 20h00 e para o Conselho Geral da Cáritas Diocesana, a 18 e 19 de setembro, em Angra do Heroísmo.

Em outubro, além da Assembleia Diocesana, de 2 a 5, em Ponta Delgada, realiza-se ainda a reunião do Colégio de Consultores, o Conselho Episcopal com os vigários territoriais e da formação bem como o encontro de responsáveis da Pastoral Juvenil na ilha Terceira.