Ouvidoria da Praia inicia catequeses quaresmais sobre pecados capitais

 

Foto: Igreja Açores/EM

“Santos, Sãos e Salvos” é o tema da proposta deste itinerário para a Quaresma

Atualizar aquilo que é o itinerário próprio da Quaresma, refletindo e meditando interiormente uma revisão de vida, é a ideia subjacente às catequeses da Quaresma propostas pela ouvidoria da Praia, intituladas “Santos, Sãos e Salvos” sobre os pecados capitais.

“Estas catequeses Quaresmais  foram pensadas, sobretudo, na procura de actualização daquilo que é o itinerário do caminho Quaresmal que é também ascético, de conversão, que convida a uma reflexão mais íntima sobre a vida, com vista a essa conversão permanente” explicou ao Sítio Igreja Açores o padre Nelson Pereira, que inaugurou a reflexão que decorreu esta noite na Igreja dos Biscoitos, na ilha Terceira.

“Os sete pecados capitais encerram aquilo que é a condição humana, o que o ser humano é, do seu passado e daquilo que aspira a ser, ciente de que a fragilidade e o pecado fazem parte da caminhada da vida” explicou o pároco das Lajes.

O sacerdote lembra que o tema dos pecados capitais é hoje uma referência nalguma bibliografia contemporânea, “que até nem é de inspiração cristã” e, por isso, é importante valorizar uma certa descodificação destes pecados de forma a que não se transformem depois em vícios.

“O que propomos é uma reflexão sobre a forma  como se encontram  na vida de cada crente, e  que se apresentam e revelam como um vício que comanda a nossa ação e vontade , e que vai degenerando noutras situações de grande fragilidade” disse ainda o sacerdote explicando a razão pela qual a ouvidoria convidou vários psicólogos para as reflexões.

“O contributo das Ciências Sociais e Humanas é muito importante para esta reflexão” pois muitos destes pecados, “identificados como tal, vão tomando conta da nossa vida e podem mesmo tornar-se um vício afectando, desde logo, a nossa relação com Deus, connosco próprios e com os outros”.

Por isso, acrescenta, é importante termos consciência deles e “iniciarmos um caminho de conversão”.

“Quando agimos temos a percepção de querer fazer o bem, mas no fundo deixamos vir ao de cima alguns defeitos e questões que não estão bem resolvidas em nós e, que cremos, que não estejam bem resolvidos nos outros” referiu , por seu lado, o padre António Santos, que esta noite falou sobre a Solicitude em oposição ao pecado da Preguiça, apresentado pela psicóloga Verónica Raulino.

Para o jovem sacerdote, o Sacramento da Reconciliação permite guiar essa “aprendizagem e amadurecimento” da consciência do perdão.

“A reconciliação é o caminho do perdão aprendido e da aprendizagem do perdão”, concluiu.

Ao longo de quatro encontros, procurar-se-á aprofundar a riqueza teológica, antropológica, psicológica e espiritual dos sete pecados capitais, procurando ver neles uma proposta de caminhada quaresmal. Serão ainda  propostos “remédios espirituais” para a superação destes males, com vista a um itinerário espiritual ao longo do tempo da Quaresma.

De 28 de fevereiro a 20 de de março, às quartas-feiras pelas 20h00, as igrejas dos Biscotos, Vila Nova, Misericórdia da Praia e Fonte do Bastardo recebem quatro catequeses quaresmais nos dias 28 de fevereiro, 6 de março, 13 de março e 20 de março, respetivamente.

No dia 6 de março, na Igreja da Vila Nova “A Inveja e a Ira” serão descodificados pela psicóloga Vanessa Medeiros e a “Misericórdia e a Paz” pelo Cónego Ângelo Valadão.

No dia 13 de março, a Igreja da Misericórdia da Praia recebe a terceira catequese da Quaresma, que contará com três oradores: a psicóloga Leticia leal falara sobre a “Avareza”; o psicólogo Alvarino pinheiro sobre a “Gula” e o Cónego Hélder Fonseca Mendes sobre a “Justiça e Abstinência”.

No dia 20 de março, na Igreja da Fonte do Bastardo, o psicólogo Filipe Fernandes abordará os pecados da “Luxuria e Soberba” e o padre José Júlio Rocha falará sobre “Castidade e Humildade”.

(Com Elson Medeiros)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top