Serviço vai procurar mapear as dificuldades de cada paróquia para depois agir

A Ouvidoria da Ribeira Grande deu esta semana um passo significativo na dinamização de uma Pastoral Social mais ativa e próxima das comunidades, com a criação oficial de uma nova equipa destinada a acompanhar, analisar e responder aos desafios sociais das paróquias da região, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
A equipa agora formada conta com o Padre Manuel Galvão como Assistente Espiritual, e a coordenação de leigos com formação nas áreas social, educacional e familiar.
“Este conjunto de competências pretende garantir uma intervenção que vá além do apoio material, privilegiando o trabalho articulado com instituições, movimentos e estruturas já existentes em cada paróquia” refere a nota enviada.
Segundo os responsáveis, o objetivo central é promover uma “pastoral de proximidade, focada especialmente nos desafios familiares que marcam a sociedade atual”.
A reunião de apresentação contou com a presença do Ouvidor da Ribeira Grande, padre Carlos Simas, que acompanhará a equipa em momentos específicos para melhor compreender a realidade social da Ouvidoria. O sacerdote destacou que esta nova estrutura pretende ser “um espaço de reflexão conjunta com as organizações sociais, procurando caminhos para dar respostas eficazes às diversas necessidades identificadas”, refere a nota.
Como primeiro passo de ação, foram já agendadas reuniões de contacto com cada paróquia da Ouvidoria, com o intuito de mapear a realidade social local e fortalecer a cooperação com instituições e movimentos de cariz social.
Com esta iniciativa, a Ouvidoria da Ribeira Grande reforça o compromisso de construir uma pastoral que une fé, solidariedade e ação concreta em benefício das famílias e comunidades do concelho.