Exercício espiritual insere-se nas comemorações dos 500 anos de História e Vivência Cristãs na ilha

A Igreja da Ouvidoria das Flores promove este sábado, um retiro aberto a toda a comunidade da Ilha, informa uma nota da ouvidoria enviada ao Sítio Igreja Açores.

O “exercícios espiritual” realiza-se na Paróquia Matriz das Lajes, enquadrado nos 500 anos de História e Vivência Cristãs na Ilha, tendo presente as orientações “Reavivar a fé recebida”, lema destas comemorações.

O retiro tem como ponto de partida a Exortação Apostólica do Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, sobre a qual haverá “uma meditação e um aprofundamento “ com vista “à sua aplicação à vida concreta de cada cristão”, sublinha a nota.

Seguindo um dos objectivos específicos patentes nas Orientações Diocesanas de Pastoral para este ano 2014-2015, «Formar os agentes pastorais, a partir da Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho» a Igreja da Ouvidoria “procura que cada um dos seus membros possa entrar em contacto com este texto, rico em orientações para o sentir e agir cristão no mundo em que vivemos”.

De acordo com a nota da ouvidoria, “é um dia de aprofundamento mas também um dia de paragem neste tempo da quaresma, afim de se poder fazer uma verdadeira reflexão pessoal e comunitária para uma autêntica conversão de vida”, para que “se possa passar do conhecimento das coisas de Deus à prática dos gestos e sentimentos de Jesus na vida concreta, para que o Corpo de Cristo, que é a Igreja, possa curar as suas feridas e crescer em graça rumo à Páscoa”, conclui a nota

Haverá, também, um momento de “oração na presença do Senhor Sacramentado: momento de exame de consciência, de perdão e de graça”.

De resto, em toda a diocese, este sábado realizam-se vários retiros espirituais envolvendo jovens- Retiro de Jovens em Angra, na Casa de Retiros de Santa Catarina- e menos jovens, nomeadamente em Ponta Delgada- Retiro da Legião de Maria- e em Angra – Funcionários e Colaboradores do Colégio de Santa Clara, entre outros.