Ouvidoria de Ponta Delgada organiza novo ano pastoral e reforça compromisso do clero em áreas sectoriais concretas

Ano Santo da Misericórdia encerra com Dia Eucarístico a 12 de novembro, repartido entre santuário do Santo Cristo e Igreja de Fátima

A equipa sacerdotal da ouvidoria de Ponta Delgada, composta por quase três dezenas de sacerdotes, distribuídos por 15 paróquias, esteve reunida esta quinta feira para “coordenar a ação pastoral para o próximo ano”.

De acordo com o ouvidor “tratou-se de um momento de aprofundamento da comunhão no presbitério, franco e aberto, em que todos falaram com muita frontalidade, secundando aquelas que são as as opções diocesanas”.

Para o novo ano pastoral está previsto um reforço do compromisso dos sacerdotes na ação pastoral para além da actividade paroquial, nomeadamente, com a atribuição de algumas áreas especificas, de entre as quais se destacam a catequese, com o Pe Davide Barcelos (que também assume o serviço de assistente de ilha do Movimento dos Cursilhos de Cristandade); a juventude com os padres Norberto Brum e Adriano Borges (que regressa a São Miguel para a reitoria do Santuário do Senhor Santo Cristo, reforçando a equipa sacerdotal de Ponta Delgada); a pastoral vocacional com o Pe Bruno Espínola e a pastoral litúrgica e espiritualidade com o Pe Marco Sérgio Tavares.

Destaque, ainda, para a área da pastoral social – prioridade diocesana- que terá como coordenador o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Social, pe Duarte Melo sendo ajudado pelos Padres Paulo Borges e Hélder Cosme na pastoral da saúde; Pe Francisco Melo no apoio aos idosos; o pe João Luciano na assistência aos vicentinos; o pe Fernando Teixeira na obra social do Gaiato; o mons.Weber Machado no apoio aos sem abrigo; o cón. João Maria Brum na pastoral penitenciárias e o pe Marco Gomes na coordenação do trabalho dos Centros Sociais e Paroquiais.

De resto, este foi um dos temas mais debatidos. Impulsionados pela recente formação na área da intervenção social da igreja, desenvolvida de forma repartida entre Ponta Delgada, Angra e Horta, esta semana, os sacerdotes de Ponta Delgada querem aprofundar a intervenção dos Centros Sociais Paroquias “numa perspetiva diferente” disse o ouvidor Cónego José Medeiros Constância.

“A prioridade diocesana da pastoral social é para nós muito relevante mas queremos fazê-la a partir das bases atuando nas causas dos problemas que hoje atravessam a nossa sociedade e, por isso, a nossa reflexão vai muito neste sentido: equacionar e encontrar um caminho diferente para a intervenção social da igreja, e senti um grande compromisso e empenho dos sacerdotes nesta questão”, referiu o responsável pela ouvidoria de Ponta Delgada.

“Queremos fazer diferente para que no final tenhamos resultados concretos que melhorem a vida dos nossos concidadãos, das nossas famílias” precisou.

Além desta reorganização, o clero da ouvidoria de Ponta Delgada decidiu também a realização de um Dia Eucarístico ao nível da ouvidoria para encerrar o Ano Santo da Misericórdia.

No próximo dia 12 de novembro, a partir das 9h00 até às 16h00, haverá Exposição do Santíssimo na igreja do Senhor Santo Cristo e ás 18h00 uma Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que será precedida de uma procissão a partir da escola Canto da Maia.

Projectada está igualmente a festa de São Sebastião, a 22 de janeiro, centrada nas questões sociais, com uma conferência sobre a Doutrina Social da Igreja aberta a leigos e movimentos eclesiais da ouvidoria.

Os sacerdotes levaram, ainda, trabalho de casa no sentido de prepararem os Conselhos Presbiteral e Pastoral Diocesanos que serão antecipados. Na agenda está a reorganização da diocese em termos administrativos e pastorais, conforme  já foi anunciado.

A ouvidoria de Ponta Delgada reúne o seu Conselho Pastoral a 22 deste mês, no Centro Pastoral Pio XII.

 

Scroll to Top