Formação decorreu esta semana no Centro Pastoral Pio XII

A ouvidorias de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo vão receber novos Ministros Extraordinários da Comunhão que serão instituídos no próximo domingo numa celebração que decorrerá na igreja Matriz de Ponta Delgada, às 17h00, presidida pelo Vigário Episcopal para a zona Nascente, Cónego Adriano Borges.

Ao todo são 21 ministros- 20 em Ponta Delgada e um em Vila Franca do Campo- que irão ser instituídos neste ministério da igreja. Paralelamente, esta será também uma oportunidade celebrativa para a renovação do compromisso de outros Ministros que já desenvolvam esta ação pastoral há mais tempo. Só na ouvidoria de Ponta Delgada são mais de uma centena.

“É de facto uma semana muito cheia e de grande dinamismo na nossa ouvidoria” disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor, Cónego José Medeiros Constância sublinhando que a formação que decorreu nos últimos três dias “foi muito participada”.

A formação foi ministrada pelo sacerdote e ainda pelo Pe. Paulo Borges director da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde e incidiu sobre as grandes referências teológico pastorais à cerca de Cristo, da Igreja e dos Sacramentos; a identidade e a missão deste ministério e finalmente, a última sessão aberta a todos os Ministros sobre as questões da pastoral da saúde, nomeadamente como visitar um doente.

“Foi uma oportunidade para aprofundarmos a forma de ser igreja nesta ouvidoria e de preparar também a recondução dos Ministros Extraordinários da Comunhão mais antigos que, assim, puderam preparar-se de forma mais profunda para a renovação do seu compromisso”.