Professor de Sagrada Escritura no Seminário, Padre Ricardo Henriques, fará formação sobre o Evangelho de São Mateus

A ouvidoria de São Jorge promove na próxima semana uma formação sobre o evangelista do ano liturgico que é São Mateus, proporcionando em três lugares- Topo, Calheta e Velas- uma formação genérica sobre o Evangelho de São Mateus nos dias 9,10 e 11 de dezembro.

“S. Mateus era um cobrador de impostos, profissão mal vista.Jesus chamou-o a segui-lo. É o próprio Mateus que, de modo muito simples,  conta a sua conversão (cf. Mt 9, 1-9). Lucas evidencia o banquete oferecido por Mateus, em que Jesus está presente e revela o seu amor misericordioso pelos pecadores. Dotado de certa cultura, Mateus foi o primeiro a recolher por escrito os acontecimentos da vida de Jesus, que testemunhara, agrupando-lhe nesse quadro os ensinamentos do Mestre”.

O seu evangelho, escrito entre os anos 62 e 70, “é especialmente destinado aos seus compatriotas judeus. Apresenta Jesus como o novo Moisés, aquele que dá ao novo Povo de Deus a nova lei do amor. Mateus dá também grande atenção à Igreja que Jesus convoca, salva e institui”.

A formação será orientada pelo Padre Ricardo Henriques, professor de Sagrada Escritura no Seminário Episcopal de Angra e pároco in solidum da Sé de Angra. A entrada é livre em cada um dos polos.

(Notícia feita com apoio do Portal Online dos Padres Dehonianos – https://www.dehonianos.org/portal/s-mateus-apostolo-e-evangelista0/)