Iniciativa decorre no âmbito da Semana da Vida

A Família no Contexto Social é o tema das mini jornadas da Família que estão a ser organizadas pela Ouvidoria de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, numa parceria com o Serviço Diocesano da Pastoral da Família e Laicado.

A iniciativa que decorre nos dias 14 e 15  de maio, pelas 20h00, no Salão Paroquial da Matriz, em Vila Franca do Campo, insere-se no âmbito da Semana da Vida e destina-se a todos os agentes de pastoral envolvidos nas questões da família.

Sidónia Fita e Ana Rita Aguiar, assistentes sociais, vão orientar os trabalhos no primeiro dia. No segundo, dia Mundial da Família, serão analisados vários temas desde “A importância da família no processo de desenvolvimento da criança e do jovem”, pela psicóloga Maria José Dias e  “A família no coração de Deus”, um assunto que será tratado pela socióloga Sílvia Sousa e pelo engenheiro Manuel Francisco Sousa, ambos do Secretariado diocesano da pastoral familiar.

Recorde-se que a Semana da Vida decorre entre 10 e 17 de maio, precisamente o dia Mundial dos Meios de Comunicação Social cuja mensagem do Papa Francisco aponta para a Família como o “ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

O Papa defende na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) 2015 uma educação para o pluralismo, no interior de cada família.

“Uma criança que aprende, em família, a ouvir os outros, a falar de modo respeitoso, expressando o seu ponto de vista sem negar o dos outros, será um construtor de diálogo e reconciliação na sociedade”, escreve Francisco.

Nesse sentido, explica que narrar significa compreender que todas as vidas “estão entrelaçadas numa trama unitária, que as vozes são múltiplas e cada uma é insubstituível”.