Missas numa das duas freguesias mais afetadas pelo COVID nos Açores estão suspensas até 31 de janeiro

As igrejas das paróquias  da Ribeira das Tainhas, São Miguel, São Pedro e Água d´Alto, na ouvidoria de Vila Franca do Campo, em São Miguel, vão retomar as celebrações este domingo mas em Ponta Garça todos os atos de culto presencial estão suspensos até dia 31 de janeiro.

A decisão foi tomada na sequência do contexto epidemiológico em Vila Franca que melhorou mantendo-se, contudo, grave na freguesia de Ponta Garça onde a população foi toda testada esta semana e se mantém a cerca sanitária por causa do número elevado de casos de Covid-19.

Num comunicado enviado a toda a população, o ouvidor lembra que a missa dominical a partir do próximo domingo será celebrada em São Pedro e Água D´Alto às 10h00; na Ribeira das Tainhas às 11h00; Na Matriz de São Miguel às 11h30 e 19h00.

O comunicado esclarece ainda que até à Páscoa, a 4 de abril, a catequese permanecerá no formato online; que continua suspenso o percurso mensal dos oratórios das Sagradas Famílias bem como as visitas aos enfermos que só se farão em casos excecionais e devidamente acordados. Os funerais terão igualmente limitações, reservando-se apenas aos familiares diretos. Quanto aos sacramentos do batismo e do matrimónio só serão possíveis depois da Páscoa e nunca mais de dois batismos por celebração.

As decisões da ouvidoria foram tomadas depois de articuladas com todo o clero que serve na antiga capital da ilha.