Iniciativa decorreu nos últimos dois dias

Decorreu ontem e hoje, na ilha do Corvo, uma ação de formação promovida pela Ouvidoria orientada pelo padre António Santos. A iniciativa foi dirigida a leitores e agentes pastorais em geral, reunindo participantes interessados em aprofundar conhecimentos e práticas no âmbito da vida litúrgica e pastoral da Igreja, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
No primeiro momento da formação, o padre António Santos abordou a área da liturgia, com especial enfoque no papel dos leitores nas celebrações, sublinhando a importância da preparação, do sentido do serviço e da participação consciente e ativa na liturgia.
A formação incluiu também uma vertente pastoral, onde foi destacada a importância da existência e do fortalecimento de estruturas de sinodalidade na Ouvidoria, nomeadamente a importãncia e obrigatoriedade dos Conselhos Pastorais.
“Esta ação formativa foi considerada um momento enriquecedor para a comunidade do Corvo, contribuindo para o reforço da vivência litúrgica e para uma maior consciência do caminho sinodal que a Igreja é chamada a percorrer” segundo o seu ouvidor, padre João Farias.


