Papa alerta para “ventos de guerra” que ameaçam a humanidade

Foto: Lusa/EPA

O Papa alertou hoje para os “ventos de guerra” que se estão a intensificar em várias regiões, pedindo o regresso ao diálogo no Médio Oriente e na Ucrânia.

“Voltam, infelizmente, a soprar os ventos da guerra no Médio Oriente, na Ucrânia e em muitas outras partes do mundo, semeando violência, terror e morte, e atingindo mais uma vez tantos inocentes”, alertou Leão XIV, após a recitação do ângelus em Castel Gandolfo, onde se encontra a passar um período de férias.

“Não deixemos que estes ventos apaguem a frágil chama da esperança e da paz, mesmo quando ela parece fraca e vacilante”, acrescentou, perante centenas de pessoas reunidas na localidade italiana, o pontífice.

A intervenção defendeu a importância de regressar ao “caminho do diálogo, do encontro e da diplomacia”.

“É o único caminho capaz de conduzir a uma paz justa e duradoura, na qual os povos possam viver reconciliados, em segurança mútua e no respeito pela dignidade de cada pessoa”, declarou o Papa.

Leão XIV evocou ainda a celebração anual do Domingo do Mar, dirigindo-se aos que são afetados pelo “medo dos conflitos que atravessam as rotas marítimas”.

A mensagem agradeceu a todos os marítimos, pescadores e trabalhadores portuários do mundo que, longe dos seus entes queridos, “sustentam com um trabalho paciente e silencioso o comércio e a vida de muitos povos”.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top