Presidente da CEP fez convite “pessoal” e formal e 2027 pode ser uma ocasião “boa” para a visita

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa confirmou à Agência Ecclsia que o convite para o Papa Leão XIV visitar Portugal seguiu “oficialmente por carta” e que “pessoalmente” também já foi feito.
“É evidente que o Papa tem a sua agenda, mas espero que seja para breve. Já lhe escrevi, ainda hoje (7 de abril, ndr) seguiu mais uma carta, depois de ter falado com ele. Mas (agora) em nome da CEP, e pedindo oficialmente”, explicou D. José Ornelas.
“A última vez que estive em Roma falei com ele. E como alguém dizia lá, ‘se não veio de vermelho, agora pode vir de branco’. Mas será um gosto”, acrescenta o responsável.
O presidente da CEP sinaliza que em 2027 se celebram 110 anos das aparições em Fátima mas também os 10 anos da canonização dos pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto e se assinalam os 500 anos da formalização da Nunciatura apostólica em Portugal, reconhecendo as relações diplomáticas entre a Santa Sé do Estado português.
“Para a Igreja em Portugal, também seria uma ocasião muito boa de celebrar com ele o nosso ser Igreja. E aquilo em que podemos colaborar juntos para a Igreja aqui em Portugal. É uma Igreja que sempre foi aberta ao mundo. Queremos encontrar motivos para o gosto de ser Igreja e de uma Igreja que se põe ao serviço de um mundo melhor”, indicou.
O Papa Leão XIV inicia no dia 13 de abril uma viagem de 10 dias ao continente africano, com passagens pela Argélia, Camarões, Angola, Guiné Equatorial.
D. José Ornelas afirma a importância de uma visita papal ao continente “esquecido” e apenas lembrado pelas “matérias-primas”.
“ Acho que o continente africano precisa de visitas destas, que apontem para a esperança. E onde também, apesar de não parecer, os líderes não ficam do lado da instabilidade. É importante para Igrejas que estão a nascer também, e com vivacidade, Igrejas irmãs, particularmente em Angola, e que precisam da visita do pai da Igreja”.
Angola celebrou em novembro de 2025, 50 anos de independência e os temas da “paz e reconciliação” têm marcado os apelos da Conferência Episcopal daquele país e vai marcar a visita de Leão XIV.
“As Igrejas que estão a desenvolver-se precisam de estar conscientes dos valores da paz, para não se deixarem envolver por manipulações. Também aí, como em todo lado, elas acontecem. Acho que a presença do Papa é uma sensibilidade para um continente”, indica.
“África foi abandonada. Volta agora a ser interessante por causa das matérias-primas. Mas a manipulação e instrumentalização é muito grande. E o pior problema não é a corrupção local, mas os frutos da corrupção não são investidos nestes países, são enviados para fora. Entre os quais também Portugal. É um saque a África. Alguns beneficiam lá, e muitos, mas o povo fica na miséria e precisa de motivos de esperança”, finaliza.
No final de dois mandatos à frente da CEP, D. José Ornelas analisa, em entrevista à Agência ECCLESIA, os principais temas que marcaram os anos de 2020 a 2026, no panorama nacional e mundial; a entrevista será emitida no programa 70X7, com emissão na RTP2, e publicada na íntegra no portal de informação.
(Com Ecclesia)