Encontro ecuménico realiza-se pela festa dos apóstolos São Pedro e São Paulo

O Papa Francisco vai receber em audiência uma delegação do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, esta sexta-feira, no Vaticano, na véspera da solenidade litúrgica dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.

Depois da reunião com o Papa, a delegação participa na Eucaristia presidida por Francisco na Basílica de São Pedro, este sábado.

“É minha esperança que hajaum aumento de oportunidades para católicos e ortodoxos trabalharem juntos, rezar juntos e proclamar juntos o Evangelho de Jesus Cristo”, disse o Papa Francisco à delegação do Patriarcado Ecuménico em 2018, na audiência de 28 de junho.

O sítio online ‘Vatican News’ informa que o grupo vai estar em Roma a partir desta quinta-feira e vai também reunir-se no Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A delegação vai ser liderada pelo arcebispo de Telmissos, Job, que representa o patriarcado no Conselho Ecuménico de Igrejas e é copresidente da Comissão mista internacional de diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, acompanhado pelo bispo de Melitene, Maximos, e pelo diácono Bosphorios Mangafas.

A visita a Roma já é uma tradição na solenidade de São Pedro e São Paulo e o Papa também envia uma delegação na Solenidade de Santo André, padroeiro patriarcal, à Sede do Patriarcado Ecuménico, em Istambul, pela festa a 30 de novembro.

(Com Ecclesia)