Esta sexta-feira dia 22 de setembro em Roma

O Papa Francisco vai encontrar-se esta sexta-feira, dia 22 de setembro, com os responsáveis pela pastoral dos migrantes e refugiados dos países que integram o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

De acordo com um comunicado da CCEE, enviado hoje à Agência ECCLESIA, a audiência vai ter lugar no Vaticano, inserida no “encontro anual de bispos e delegados a cargo da pastoral dos migrantes”, que decorrerá em Roma entre 21 e 23 deste mês.

Este ‘meeting’ dos membros do CCEE, do qual Portugal também faz parte, vai proporcionar o reforço do “diálogo” à volta da temática dos “Migrantes e Refugiados”, através do contributo do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé.

Durante o evento, vai ser “apresentado um relatório sobre o trabalho da CCEE no campo pastoral dos migrantes”.

Os diretores deste setor em cada país terão ainda oportunidade de debater os principais “desafios” relacionados com “o acolhimento e a integração dos migrantes”.

A CCEE espera que este encontro favoreça uma maior “coordenação dos vários atores” da Igreja Católica empenhados nesta área.

Os trabalhos serão concluídos no sábado, dia 23 de setembro, com uma visita a um centro para pessoas que buscam asilo ou que estão a beneficiar de proteção internacional, gerido pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados em Itália.

Criado em 1971, o CCEE é composto pelas 33 conferências episcopais da Europa, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e o bispo de Chisinau, na Moldávia.

Portugal está representado no organismo católico pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

(Com Ecclesia)