As comunidades paroquiais arrancaram a sua pastoral no passado dia 15 de setembro

No passado dia 15 de setembro, a Igreja Arrifes juntou as comunidades de Milagres, Saúde e Piedade, pelas 18h00, numa celebração Eucarística, realizada no recinto junto à Igreja da Piedade e na ocasião, o Pe. Davide Barcelos desafiou os presentes a serem os construtores da sinodalidade.

O sacerdote, que é o pároco das três comunidades da maior freguesia de São Miguel, lembrou  que nesta caminhada sinodal proposta pela diocese “Cristo é o grande comandante”, mas precisa de “remadores” que “leiam os sinais dos tempos”.

“A beleza de caminharmos juntos em Cristo- lema do ano pastoral- implica também uma verdadeira mudança de mentalidade, em que todos são acolhidos, pois Cristo também acolheu a todos” sublinhou o sacerdote que desde que chegou a esta comunidade tem procurado implementar algumas mudanças que passam por promover uma verdadeira comunhão entre estas três realidades eclesiais que são as paróquias dos Milagres, da Saúde e da Piedade, integrando-as numa só “comunidade pastoral”

A Eucaristia procurou solenizar o dia que a Igreja Católica dedica à Senhora das Dores, agradecer o bom sucesso das festas paroquiais deste Verão, mas sobretudo dar início às atividades do ano pastoral 2019/2020.

Estiveram presentes os movimentos paroquiais, assim como todos os catequistas, os quais foram apresentados à comunidade e publicamente fizeram o compromisso de colaborar na construção de uma comunidade viva e na reanimação da fé da Igreja.

“A Igreja Arrifes já é fruto de uma caminhada sinodal” frisou o sacerdote lembrando que este caminho se iniciou quando chegou e procurou conciliar a diversidade das várias comunidades.

(Com Goreti Freitas)