Ponto alto das festas será a procissão no domingo com a Veneranda Imagem da Nossa Senhora da Saúde

A partir desta terça-feira, dia 13 de Agosto, a paróquia de Nossa Senhora da Saúde nos Arrifes inicia as suas tradicionais festas religiosas que pretendem ser um momento forte para a vivência e expressão da Fé da comunidade em Jesus, na pessoa de Maria, invocada na comunidade com título de Senhora da Saúde.

O ponto alto será no domingo, com a celebração da Profissão de Fé e a procissão, às 17h30, onde a veneranda imagem de Nossa Senhora da Saúde percorrerá algumas ruas da paróquia. Este é um momento especial, já que tradicionalmente a procissão é em honra do Santíssimo Sacramento, mas este ano a imagem sairá à rua, o que não acontecia há dez anos.

Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o pároco Davide Barcelos explicou que a decisão de incorporar a imagem na procissão tem como objetivo trazer mais um motivo para unir os paroquianos e avivar as festas. A procissão será presidida pelo Ouvidor de Ponta delgada, o cónego José Medeiros Constância.

Para uma melhor preparação da comunidade para a vivência das festas, nos dias 13, 14 e 15, realizar-se-á o tríduo preparatório que terá como pregador o Padre Ricardo Nuno Carolino Lameira da Diocese de Évora. Na sexta e no sábado, haverá pelas 18h30 recitação solene do Terço e meia hora depois a Eucaristia Solene. Do programa religioso faz ainda parte: a Eucaristia com a entrega dos diplomas da Profissão de Fé, dos alunos do 6º ano de catequese, na segunda-feira e na terça-feira Eucaristia com o sacramento da Santa unção.

A par do programa religioso, a comissão fabriqueira preparou um vasto programa cultural, onde fazem parte a arrematação de gado oferecido, arrematação de um terreno da igreja, Feira de Sabores e Artesanato, com distribuição de sopas, cortejo etnográfico, venda de malassadas e atuação de artistas locais.

(Com Lília Almeida)