Mais de três centenas de fiéis participaram em Via Sacra e Eucaristia na Ermida do Pranto

Pela primeira vez, a comunidade pastoral dos Arrifes realizou uma peregrinação à Senhora do Pranto, na Freguesia de São Pedro Nordestinho, local a que muitos peregrinos acorrem, durante a Quaresma, para pagamento de promessas.

A iniciativa juntou cerca de 350 fiéis das paróquias de Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora dos Milagres que participaram na Via Sacra e depois na Eucaristia, presidida pelo pároco Davide Barcelos.

“Com esta peregrinação cumprimos o objetivo de fazer algo diferente para a vivência da Quaresma. Lembramo-nos então de vir a esta capela da Senhora do Pranto, que é ponto de referência na Quaresma e das romarias quaresmais em São Miguel”, disse ao Igreja Açores o padre David Barcelos, responsável pela organização da peregrinação, que contou também com a colaboração de alguns paroquianos da Paróquia de São Pedro, concelho do Nordeste.

“É uma alternativa para viver mais intensamente a Quaresma, entre romarias, os Lausperene e as missas dos domingos da Quaresma”

Segundo nota paroquial, a iniciativa superou todas as expetativas e a Ermida da Senhora do Pranto foi pequena para acolher todos os peregrinos.

“Nunca pensamos juntar tantos fiéis. Inicialmente pensamos em apenas um autocarro, mas acabamos por juntar 5 autocarros completos, a que se juntaram mais pessoas que se deslocaram em carro particular.”

O padre Davide Barcelos revelou ainda que, face à adesão tão elevada e ao sucesso da primeira edição, a peregrinação será para repetir todos os anos, no sábado da quarta semana da Quaresma.

(Com Lília Almeida)