Celebrar, recordar e lutar são três verbos que estão intimamente relacionados com a vida. Iniciativa da pastoral da saúde insere-se na Semana da Vida na Diocese de Angra.

Realiza-se no próximo dia 16 de maio, no Centro de Estudos Natália Correia, em Ponta Delgada, a conferência “Um dia pela Vida- Fajã de Baixo”, integrada nas comemorações da Semana da Vida que estão a ser organizadas em São Miguel, em conjunto pelos serviços diocesanos de apoio às pastorais familiar e da saúde.

 

O evento, que pretende “ celebrar, recordar e lutar”, conta com a colaboração do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa contra o cancro e começará às 20h00, centrando atenções nos testemunhos de vida de doentes oncológicos.

 

A conferência começa com as intervenções dos organizadores Elvira Maria Pimentel, coordenadora local do Projeto UDPV; Pe. José de Medeiros Constância, Ouvidor Eclesiástico de Ponta Delgada e Responsável pela Iniciativa Pastoral “Semana da Vida” e o Pe. Paulo Borges, Capelão do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, que apresentará uma comunicação sob a temática “A espiritualidade e o doente oncológico”.

 

Seguem-se testemunhos de vida de doentes e seus familiares, concretamente do Pe. Carlos Eduardo dos Santos Simas, Ouvidor Eclesiástico dos Fenais da Vera Cruz, Enfª Elvira Maria Pimentel e de Ana Catarina Pimentel, Administradora Hospitalar do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

O evento conta, ainda, com a atuação em dois momentos do Grupo Coral da Fajã de Baixo.