Iniciativa decorrerá em Vila Franca do Campo e faz parte de um conjunto de atividades  previstas para o ano pastoral, que visam o reforço do papel da família na Igreja, no momento em que a diocese promove uma caminhada sinodal

A pastoral familiar quer aproveitar o repto lançado pelo lema diocesano do ano pastoral- A beleza de caminharmos juntos em Cristo- para aprofundar e reforçar o papel da família na caminhada sinodal. Num documento programático sobre as linhas de atuação do serviço diocesano, assistido espiritualmente por Monsenhor José Medeiros Constância, a que o Igreja Açores teve acesso, esta intenção concretiza-se através da presença do casal coordenador da paróquia estar sempre presente no Conselho Pastoral Paroquial.

A presença efetiva de elementos da equipa que territorialmente coordena a pastoral da família é, de há alguns anos a esta parte uma das mais valias da atuação deste serviço que tem implementado dois projectos intitulados Açores 17 e Açores 165, sobre os quais este ano será feita uma avaliação, como avança o documento.

“O Serviço Diocesano da Pastoral Familiar e Laicado terá como orientação A beleza de caminharmos juntos em Cristo em todas as instâncias da Pastoral Familiar Diocesana “, a saber a Equipa Diocesana, Casais de Ligação, Equipas de Ouvidoria, Casais de Paróquia e Movimentos Familiares Cristãos, refere o documento.

Neste ano pastoral, a equipa do serviço Diocesano tem programadas visitas de acompanhamento e apoio às ouvidorias, a dinamização das atividades mensais da Pastoral Familiar, como sejam a festa da Sagrada Família (29 de dezembro); o Dia do Batismo do Senhor, com uma nota preparatória sobre o batismo (12 de janeiro); a Bênção das Crianças batizadas em 2019 (2 de fevereiro); o Dia dos Namorados (14 de fevereiro); o Dia do Pai (19 de março); a festa Diocesana da Familia (26 de Abril); o dia da Mãe (3 de maio); o Dia da Criança (1 de junho) e o Dia dos Avós (26 de julho).

Do programa de atividades destaque, ainda, para a realização da 1ª Festa Diocesana da família, que decorrerá em São Miguel.

Trata-se de uma festa que terá lugar a 26 de abril e onde se pretende colocar as famílias a refletir sobre si próprias e sobre a realidade da família.

Esta festa “pretende renovar a identidade da Família Cristã e fortalecê-la para a missão”, “é um momento importante para que a Família seja valorizada e festejada” e para “vivermos na oração reflexão e festa a beleza de caminharmos juntos em família” refere ainda o documento preparado pelo Serviço Diocesano da Pastoral familiar e laicado.

A festa decorrerá em Vila Franca do Campo, entre as 10h00 e as 18h00, no Pavilhão Açor Arena e terá várias dinâmicas em sessões paralelas, desde a catequese à juventude, passando por uma análise sócio-económica das famílias açorianas e terminará com uma reflexão e bênção de todos os casais que assinalam jubileus do seu matrimónio-10,25 e 50 anos.

Destaque ainda para a Semana da Vida 2020 que será assinalada entre 10 e 17 de maio, com atividades próprias ao nível de cada ilha.