Ano pastoral arrancou com jornadas de oração

No próximo dia 16 de outubro os cerca de 30 grupos de jovens existentes na ilha Terceira são desafiados a participar numa jornada de oração, às 20h00, na Capela de Nossa Senhora da Natividade, no Seminário Episcopal de Angra.

A iniciativa é da delegação da ilha Terceira do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e insere-se no desafio deixado a nível regional para formar uma comunidade orante pelo sucesso dos trabalhos dos padres sinodais.

“No início deste ano pastoral, fixamos os nosso olhar para o Sínodo dos Bispos: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que está a decorrer em Roma. Todos somos convidados a orar por este momento tão importante para a vida da Igreja. Neste sentido, existem vigílias de oração pelo Sínodo” refere o responsável Pe. Hélder Miranda Alexandre.

Este será o segundo momento de oração; o primeiro decorreu no passado dia 12, no Convento de São Francisco. No dia 19 a celebração terá lugar na igreja da Agualva e no dia 26 de outubro, antevéspera do fim do Sínodo será feita uma Vígilia na Igreja da Ribeirinha.

Além do Sínodo os jovens terceirenses são desafiados a partilhar experiências e a envolverem-se cada vez mais nas suas comunidades procurando preencher actividades nas várias áreas de pastoral.

Em destaque, por exemplo, está uma intervenção social de um dos grupos que abriu uma loja solidária e está agora a recolher donativos, em roupa para o referido estabelecimento em Santa Rita.

Também a secção juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima convidou os jovens que estão neste momento no décimo ano da catequese a participar um retiro de “Esquema Zero”, que se realizará entre 23 e 25 de novembro, em Angra.

Do calendário de atividades para este novo ano pastoral destaque para a Vigilia de oração pela Semana dos Seminários no dia 11 de novembro, na Igreja de Santa Lúzia da Praia da Vitória e da missa de Natal, com entrega de cabazes a familias carenciadas, no dia 9 de dezembro, em São Bartolomeu dos Regatos.

No mês de janeiro começarão os preparativos para as comemorações do Dia Mundial da Juventude, com a entrega do cartaz e do hino para o Dia que este ano será sob o lema “Ser+ em Igreja”.

De 29 a 31 de março, haverá um retiro Shalom, no Palácio de Santa Catarina e no dia 12 de abril, uma Vigilia de oração pelo Dia Mundial da Juventude, nas Quatro Ribeiras. Este ano a XXXIV Jornada MUndial da Juventude terá lugar na paróquia da Ribeirinha.

Este serviço vai ainda realizar mais duas Vígilias de oração pelas vocações, a 11 de maio e outra de Pentecostes no dia 1 de junho.

As atividades do ano pastoral terminam em São Miguel, com a participação no Festival Diocesano da Juventude que decorrerá entre 19 e 21 de julho.