Plano pastoral prevê várias iniciativas, entre elas uma missa semanal às quartas feiras numa capela junto à Universidade dos Açores, em Ponta Delgada

Uma eucaristia semanal, às quartas-feiras numa capela junto à universidade dos Açores, em Ponta Delgada, conferências e encontros de reflexão são algumas das iniciativas que a equipa do Serviço Diocesano da Pastoral Universitária tem previstas para o ano pastoral na academia açoriana, que começa no dia 17 de outubro justamente com uma missa na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada.

“Antes havia a bênção das pastas e esse era o momento de interesse de todos os jovens, com imensa participação. O que queremos é que a vivência da fé seja uma caminhada ao longo do ano com vários momentos” refere ao Igreja Açores o responsável diocesano, Pe. Paulo Vieira.

O sacerdote, que dá uma entrevista ao programa de rádio Igreja Açores, que será emitido este domingo a partir do meio da no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, refere que as eucaristias serão animadas pelos próprios cursos e, além delas, propõem-se também várias iniciativas de âmbito social.

“Queremos incutir nos jovens que a fé é para ser vivida no quotidiano e prepará-los para que, quando saiam da Universidade, possam levar estes valores para o mundo do trabalho e para as suas vidas” refere o sacerdote.

“É óbvio que não vamos só propor; queremos apoiá-los nas próprias iniciativas que desenvolvam porque na equipa temos o mesmo pensamento da Igreja: não há melhor evangelizador de um jovem que outro jovem”, adianta ainda o Pe. Paulo Vieira, sacerdote da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehoniano) e com grande experiência no capitulo da juventude.

Na entrevista, conduzida pela Tatiana Ourique, o sacerdote fala da importância da Pastoral Universitária, no habitual interregno de participação nas actividades da igreja da maioria dos jovens depois do Crisma, das interrogações e do afastamento dos mais novos da vida da igreja, do Sínodo de bispos agendado para outubro sobre os Jovens e a Fé e dos desafios que o mundo académico colocam aos jovens que querem viver a sua fé de forma mais intensa.

O programa Igreja Açores vai para o ar este domingo depois do meio dia.