Iniciativa tem lugar dia 26, pelas 17h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

“Decidir sobre o final da vida” é o tema do ciclo de debates promovido pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida que promove um encontro terça feira, dia 26, em Ponta Delgada, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional, pelas 17h30.

De acordo com a organização “Iniciativas recentes de cidadãos destinadas a promover intervenções legislativas sobre a eutanásia e o suicídio assistido colocaram estes temas na discussão pública”.

“A sociedade é chamada a reflectir sobre as questões relacionadas com o final da vida e os dilemas éticos que enfrenta nas opções que irá tomar” prossegue a organização que diz que com este Ciclo de Debates, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) propõe-se “discutir com total abertura e independência as escolhas que se colocam em final de vida” disse ao Igreja Açores Maria do Céu Patrão Neves organizadora e participante no debate.

Com ela irão estar Zuraida Soares, deputada regional do Bloco de Esquerda, Dionisio Faria e Maia, deputado do PS e Médico e Pedro Gomes, advogado.

“Estamos perante um grupo de pessoas com diferentes profissões, diferentes áreas de interesse mas que refletem e fazem opinião sobre estes e outros assuntos e por isso acreditamos que estamos perante um leque de pessoas que pode contribuir para o esclarecimento da população”, acrescenta a professora catedrática de Ética, na Universidade dos Açores.

Declarações antecipadas de vontade, locais e condições de prestação de cuidados de saúde, incluindo os cuidados paliativos, futilidade terapêutica, eutanásia, ou suicídio assistido são temas que convidam a um “debate honesto, transparente, rigoroso e  plural” refere ainda Maria do Céu Patrão Neves.

Este Ciclo de Debates foi inaugurado pelo Presidente da República, no dia 22 de maio , na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Os debates ocorrerão até dezembro deste ano, em várias cidades do País – Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Setúbal, Vila Real – em parceria com autarquias e instituições académicas.

A entrada é livre mas, por “questões logísticas” a organização refere a inscrição prévia para geral@cnecv.pt