Nomeação do bispo de Angra acaba de ser conhecida e tem a duração de 3 anos
O padre Rui Silva, natural da Ribeirinha, São Miguel, acaba de ser nomeado assistente espiritual do Movimento de Romeiros de São Miguel, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.
Com 46 anos de idade, o padre Rui Silva esteve nos últimos anos a servir em Santa Maria, onde era professor de Educação Moral e religiosa católica e ouvidor eclesiástico.
A nomeação feita pelo bispo de Angra tem a duração de 3 anos e permitirá ao sacerdote ribeiragrandense assistir espiritualmente a um dos movimentos maiores e mais organizados da diocese.
O Movimento, que está a assinalar os 500 anos das Romarias Quaresmais em São Miguel, com intenção de as candidatar a Património Mundial da Unesco, tem uma ação relevante em vários domínios da pastoral, nomeadamente a pastoral social e a litúrgica. É responsável pelas romarias quaresmais em São Miguel, envolvendo 55 ranchos e mais de 2500 romeiros, que durante as semanas da Quaresma percorrem as estradas de São Miguel, em penitência.
Sacerdote há 20 anos, o padre Rui Silva vai estar também ao serviço das comunidades da Atalhada e do Rosário, na ouvidoria da Lagoa, onde se localiza a Casa do Romeiro, que é sede da Associação Movimento de Romeiros de São Miguel. O padre Rui Silva é igualmente irmão romeiro, tendo já cumprido muitas romarias.
O Movimento Romeiros de São Miguel- Associação, com personalidade jurídica canónica e civil, foi constituída em 2016.