Iniciativas juntam representantes das diferentes comunidades

A Ouvidoria do Pico celebrou este domingo o dia da Igreja Diocesana com uma eucaristia na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa Nova, freguesia das Bandeiras, presidida pelo Vigário Episcopal do Ocidente, padre João António Neves e concelebrada pelos padres Marco Martinho, Paulo Baptista, Luís Dutra, João Ponte e Pedro Carvalho, com a presença do Diácono Heriberto Brasil, na qual participaram muitas pessoas da paróquia e de muitas comunidades da Ilha do Pico.

Segundo uma nota enviada ao Igreja Açores, depois da eucaristia realizou-se a reunião do Conselho Pastoral da Ouvidoria, no Salão Paroquial Pio XII,  nas Bandeiras,  com a presença de todos os párocos e de conselheiros de todas as paróquias do Pico e dos movimentos eclesiais desta Ouvidoria.

Depois da saudação do Ouvidor a todos os presentes, especialmente aos que estavam pela primeira vez, foi apresentada a orgânica da Ouvidoria para o ano Pastoral 2020/2021, o calendário pastoral da Ouvidoria também para este ano pastoral e apresentado o plano de formação da Escola de Formação Cristã da Ouvidoria.

As iniciativas desta Escola arrancam a 27 de novembro com as Jornadas Pastorais para o Clero da Ouvidoria do Ocidente e, depois à noite com a jornada de apresentação do Ano Pastoral aos leigos e comunidades religiosas do Pico, no dia 27, na Igreja Matriz da Madalena.

Este ano a ouvidoria vai apostar, particularmente, na formação espiritual de catequistas, por causa das contingências da pandemia que impede a normal deslocação de formadores entre as ilhas, e a primeira dessas acções realiza-se a 5 de dezembro com um Retiro de Catequistas para as zonas pastorais da Madalena e de São Roque, que depois se repete nas Lajes do Pico a 12 de dezembro.

Entre os dias 22 e 23 de fevereiro decorrerão as Jornadas Bíblicas do Pico, no santuário do Senhor Bom Jesus, em São Mateus e nos dias 24 de fevereiro, 3, 10, 17 e 24 de março haverá uma jornada de preparação para o Crisma.

A ilha montanha receberá ainda um momento formativo para o Clero Diocesano, que terá lugar de 5 a 9 de abril e debaterá o tema “Liderança Pastoral”.

Ainda em abril, decorrerá um encontro de catequese para adultos com o tema: Shalom- a paz esteja convosco,  e um Curso de Preparação para o Matrimónio. O Encontro de Acólitos da ouvidoria, orientado pelo Serviço Diocesano de Liturgia, decorrerá no dia 1 de maio.