Pregador vem do Brasil: D. Alberto Taveira preside à edição da festa que começa a 30 de julho até 1e de agosto

O bispo da arquidiocese metropolitana de Belém do Pará, no Brasil, vai presidir às festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, em Ponta Graça, na ouvidoria de Vila Franca do Campo, São Miguel, que decorrem entre 30 de julho e 12 de agosto.

O prelado diocesano, ligado à Comunidade obra de Maria, a que pertence o pároco de Ponta Garça, Pe. Oniel Ramiro, irá presidir aos principais dias da festa, entre 3 e 5 de agosto, durante a Missa campal e depois na missa solene e procissão no dia da festa.

O prelado é natural de Nova Lima, estado de Minas Gerais,  e foi nomeado arcebispo a 27 de março de 1996. Começou por ser bispo auxiliar de Brasilia e, depois,  arcebispo de Palmas. Atualmente é arcebispo de Belém do Pará.

A festa em honra de Nossa Senhora da Piedade, na Ponta Graça, começa a ser preparada com o tríduo que será pregado pelo Pe. João Luciano Rodrigues, que celebrou este ano as suas bodas de ouro sacerdotais e, sendo natural de Ponta Graça, a paróquia entendeu que este convite seria uma espécie de homenagem ao sacerdote.

“O Pe. João Luciano celebra esta data tão importante e nós quisemos que ele prolongasse esta data feliz nas nossas festas” disse ao Igreja Açores o Pe. Oniel Ramiro.

O sacerdote que está em Ponta Graça desde 2015, altura em que substituiu o Pe. Jason Gouveia numa permuta que levou então o sacerdote açoriano até ao Brasil para trabalhar junto da comunidade Obra de Maria, sublinha que esta festa de verão é “muito importante” e foi “preparada com muito empenho de toda a comunidade paroquial”.

“Foram muitas reuniões e um grande sentido de entre-ajuda para que tudo corra da melhor maneira” acrescentou ainda o sacerdote em declarações ao Sítio Igreja Açores.

A missa Campal será celebrada em frente à igreja, no dia 4 de agosto, pelas 20h30. A missa solene e a procissão, no dia 5 de agosto, serão às 15 e 17h00, respetivamente.

A par das iniciativas religiosas, há um programa cultural e recreativo com teatro popular, concertos pelas bandas filarmónicas e o II festival de sopas de Nossa Senhora da Piedade, que decorre no dia 10 de agosto, a partir das 20h30.

No dia 12 de agosto, último dia da festa, às 18h30 realiza-se a tradicional Procissão de Santa Luzia e cortejo etnográfico. As festas terminarão à meia noite com a saída da imagem de Nossa Senhora da Piedade para uma saudação final, seguida de espetáculo pirotécnico.

Nossa Senhora da Piedade é igualmente celebrada em Ponta Delgada, nos Arrifes e no Pico.