Furnas inaugurou maior presépio açoriano de ar livre

Maior presépio ao ar livre nos Açores

O maior presépio de ar livre nos Açores, com mais de 500 figuras e 4 mil lâmpadas, foi inaugurado no dia 9 de dezembro, nas Caldeiras das Furnas, no concelho da Povoação, informa uma nota da Câmara Municipal que promove esta iniciativa em parceria com a junta de freguesia.

“Aquele que é considerado o mais original Presépio de Natal dos Açores, este ano, foi inaugurado com animação propícia à época natalícia”, refere a nota da autarquia que reconhece nesta iniciativa “um importante cartaz turístico do Concelho da Povoação, atrai milhares de pessoas de toda a ilha às caldeiras e à freguesia das Furnas, de si muito visitada ainda mais nesta altura do ano”.

Este ano a zona das Caldeiras das Furnas contará com muita animação durante os fins de semana do mês dezembro e no primeiro fim de semana de janeiro. A animação iniciou-se no dia 9 de dezembro, pelas 21H00, com a inauguração do Presépio, ao som do Coro de Nª Sr.ª da Alegria. No dia 10 de dezembro, pelas 21h00, o grupo Povoacense Acoustic Souls, presenteou os inúmeros forasteiros com muita música. No dia 17, será a vez da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Povoação dar continuidade ao programa. Nos dias 23 e 30 de dezembro e a encerrar a animação do ano de 2016, a zona do presépio contará com um concerto no dia 23 dos Magma Gospel e no dia 30 da Academia de Música da Povoação, ambos pelas 21h00.

O primeiro concerto do ano ficará a cargo dos Musica Nostra.

Recorde-se que o Presépio das Furnas começou em 1976, com um Grupo de Jovens das Furnas (J.D.F.), que na altura também tinha dotes para ensinar pintura, música, entre outras artes. Depois de estar cerca de dois anos estagnado, recomeçou com muita força e vontade popular, sempre enriquecido, de ano para ano.

O Presépio que utiliza e combina vários materiais naturais, próprios desta zona, estende-se ao longo de todos os cursos de água que atravessam a zona das caldeiras.

O Presépio fica exposto até ao dia de Reis, a 6 de janeiro.

Scroll to Top