Procissão marítima marca festas em honra da Senhora de Lourdes nas lajes do Pico

Solenidades religiosas mais importantes realizam-se amanhã

A imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi conduzida esta manhã num carro dos Bombeiros, em cortejo processional pelas ruas da vila das Lajes, na ilha do Pico,  até ao Caneiro, local onde foi erguido o Monumento aos Baleeiros para participar na procissão marítima de homenagem aos homens da caça à baleia.

A imagem seguiu depois em cortejo num bote baleiro e com vários barcos fez-se uma procissão marítima, uma tradição que se cumpriu mais uma vez com uma forte adesão popular.

A festa em honra de Nossa Senhora de Lourdes tem os seus momentos mais solenes amanhã com a missa e a procissão pelas ruas e o tradicional sermão, mais ou menos a meio da Procissão junto ao cais de onde saiam antes os botes baleeiros para a faina, que será feito pelo Pe. Jacob Vasconcelos.

Esta festa, à qual as autoridades civis acrescentaram um conjunto de atividades culturais e desportivas, a que chamaram Semana dos Baleeiros, transformando estas festas nas maiores festas de verão da ilha do Pico, começou com a mudança da Imagem de Nossa  Senhora de Lourdes da sua capela para o trono na nave central da Igreja Matriz.

A par do programa religioso haverá um conjunto de atividades culturais e recreativas associadas à Semana dos Baleeiros, uma das festas de verão mais emblemáticas dos Açores.

A Festa de Nossa Senhora de Lourdes é a mais importante do concelho das Lajes, do ponto de vista religioso, e uma das mais antigas dos Açores. termina no dia 27.

Scroll to Top