Professora Universitária lidera serviço diocesano da cultura

Maria Leonor Sampaio Silva é a primeira mulher leiga na Diocese de Angra a assumir esta missão

A professora universitária Maria Leonor Sampaio Silva acaba de ser nomeada Diretora do Serviço Diocesano para a Pastoral da Cultura pelo Bispo de Angra, apurou o Portal da Diocese esta sexta-feira no documento das nomeações para o próximo ano pastoral.

Maria Leonor Sampaio é professora auxiliar do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas,  Diretora do Curso de Licenciatura de Comunicação e, também Diretora do Curso de Mestrado em Tradução e Assessoria Linguística da Universidade dos Açores.

A nova responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura há muito que integra a equipa diocesana da Cultura, tendo sido uma das principais dinamizadoras da iniciativa “A Bíblia e a Literatura nas Artes”, que decorreu no último ano pastoral, e tem publicado regularmente ensaios e críticas literárias, sendo, desde 2011, membro da Comissão Científica do Plano Regional de Leitura.

Recentemente, venceu a primeira edição do prémio de Humanidades Daniel de Sá ( que se destina a galardoar, a cada biénio, nos anos pares, uma obra inédita, com a temática “Açores”, escrita em português, por autor nacional ou estrangeiro, na  categoria de literatura, linguística, história, filosofia, sociologia ou antropologia), com o  livro “Mau tempo e Má sorte- Contos pouco exemplares”, um original assinado com o pseudónimo Orlando Paz.

Maria Leonor Sampaio Silva passa a ser a segunda mulher a dirigir um serviço diocesano na diocese de Angra, juntamente com Anabela Borba que é responsável pela Cáritas Diocesana.

Entre as novidades que compõem as nomeações para a Diocese de Angra contam-se a designação do Vigário Geral, Pe Hélder Fonseca Mendes, como porta voz da Diocese e  as nomeações do atual Chanceler da Cúria, Pe João Maria Mendes como Vigário Judicial e do Reitor do Seminário, Pe Hélder Miranda Alexandre, como Vigário Judicial Adjunto. Os Padres Ângelo Valadão e Francisco Dolores são nomeados notários deste Tribunal.

Destaque, ainda para o desmembramento do Serviço Diocesano da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, até agora a funcionar em conjunto,  que passam a ser dirigidos separadamente pelos padres Cipriano Pacheco (Vigário Episcopal para a Ilha de São Miguel) e Jacinto Bento (Pároco de São Pedro de Angra), respetivamente.

O Serviço Diocesano para a Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja passa também a ter um novo responsável, o Pe Ricardo Henriques, que acumula esta tarefa com a de Vice-Reitor do Seminário Episcopal de Angra, onde é professor.

É, também, criada na ilha Terceira uma delegação do Serviço Diocesano para a Pastoral Universitária que terá como responsável o Pe José Júlio Rocha, Perfeito de Estudos e Professor de Teologia Moral no Seminário Episcopal de Angra.

Também em São Miguel é criada a delegação do Serviço Diocesano para a Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, cujo responsável será o Pe José da Encarnação Cabral.

 

Scroll to Top