Professores de EMRC dos Açores refletem sobre a identidade cristã em encontro de espiritualidade no Pio XII

Iniciativa promovida em conjunto entre o Instituto Católico de Cultura e a Pastoral Escolar será em formato misto: presencial, para os docentes de São Miguel e digital para os restantes

Foto: Igreja Açores (Arquivo)

 

Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) dos Açores, das escolas públicas e dos dois colégios privados da Região -Colégio de São Francisco Xavier e Colégio de Santa Clara- vão participar num encontro de espiritualidade sobre a identidade cristã que terá lugar no próximo dia 31, no Centro Pastoral Pio XII, em São Miguel.

A iniciativa, que permitirá a participação dos restantes docentes das outras ilhas por via digital,  contará com a presença de Luís Silva, professor de EMRC da Diocese de Aveiro, bem como dos dirigentes nacionais Fernando Moita e António Cordeiro, representantes do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), parceiros habituais na formação dos docentes da disciplina.

Ao longo do dia, para além da intervenção de Luís Silva, estão previstas duas partilhas de testemunhos: uma de uma professora leiga, com experiência nos três ciclos do ensino básico, e outra de um sacerdote, que refletirá sobre a articulação entre a missão pastoral e o exercício da docência em EMRC. O encontro decorrerá durante todo o dia, com início às 8h45, prolongando-se até cerca das 16h30.

Em declarações ao Sítio Igreja Açores, Bento Aguiar, subdiretor do Serviço Diocesano da Pastoral Escolar e coordenador da Comissão responsável pela formação no Instituto Católico de Cultura, explicou que este encontro nasce de uma preocupação antiga com a dimensão espiritual dos professores.

“Achámos que era importante não ficar apenas pela formação académica, científica ou pedagógica, mas criar um espaço onde os professores de EMRC possam refletir sobre si próprios, sobre os seus objetivos, os caminhos que estão a seguir e os desafios que enfrentam”, sublinhou.

Segundo Bento Aguiar, mais do que um encontro de formação técnica, trata-se de um momento de cuidado pessoal e comunitário, onde os docentes podem partilhar experiências, dificuldades e expectativas, reforçando também a sua ligação à Igreja e às comunidades educativas.

“Acreditamos cada vez mais que a espiritualidade e a participação eclesial são fundamentais para alimentar os professores e ajudá-los a enfrentar os desafios sociais, pedagógicos, legislativos e culturais dos nossos dias, marcados não apenas pela secularização, mas por uma crescente indiferença religiosa”, acrescentou.

O encontro está aberto a todos os professores de EMRC da Região, incluindo os que lecionam nos colégios São Francisco Xavier, em Ponta Delgada e Santa Clara, em Angra do Heroísmo.

A iniciativa insere-se no contexto do atual ano pastoral, que lança a pergunta “Cristão, que dizes de ti mesmo?”, um desafio que é também dirigido aos professores de EMRC, enquanto agentes educativos e animadores sociais nas escolas e nas comunidades.

“Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica são uma alavanca indispensável não só na escola, mas também na vida comunitária. Pela sua formação humana, académica e espiritual, podem ser verdadeiros agentes de mudança”, concluiu Bento Aguiar.

Scroll to Top