Pároco esclarece posição assente num parecer técnico

A Igreja do Bom Jesus, na vila de Rabo de Peixe, não será interditada após a queda parcial do teto ocorrida no passado fim de semana. A garantia resulta de uma visita técnica realizada pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) e pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, que concluiu que, neste momento, estão asseguradas as condições necessárias para a utilização do edifício.
Segundo um. comunicado divulgado pelo pároco da paróquia, padre Marco Luciano Carvalho, apesar de não se justificar a interdição do templo, “a situação continuará a ser acompanhada de forma responsável e atenta”. Encontra-se igualmente em curso um estudo técnico mais aprofundado, cujas conclusões deverão estar disponíveis no próximo mês de janeiro.
Durante a visita técnica foi também recordado que, já em 2016, o LREC havia elaborado um relatório onde recomendava a realização de intervenções na cobertura da igreja, sinalizando a necessidade de atenção a esta problemática estrutural.
O pároco considera que, à data presente, “estão reunidas as condições para a continuidade da celebração do culto” na igreja paroquial, sublinhando, no entanto, que a “paróquia terá de se empenhar futuramente, de forma determinada, na resolução definitiva deste problema, que não poderá continuar a ser sucessivamente adiado”.
O processo está a ser conduzido com acompanhamento técnico e com a preocupação permanente pela segurança de todos os fiéis e utilizadores do espaço.
A paróquia agradece ainda a colaboração e disponibilidade de todas as entidades e pessoas envolvidas, apelando à compreensão e ao apoio da comunidade neste período de acompanhamento e avaliação.
No fim de semana, a paróquia viu-se obrigada a celebrar o terceiro domingo do Advento no Centro Pastoral como medida preventiva da segurança dos fieis, devido à queda de um pedaço do teto da igreja.
Paróquia do Bom Jesus mobiliza entidades para vistoria urgente ao teto da igreja em Rabo de Peixe