Pároco das Lajes garante que é maior a curiosidade que a preocupação

A presença de 20 reabastecedores norte americanos na Base das Lajes, na ilha Terceira, passou a ser motivo de conversa entre os locais mas “sem grande preocupação” afirmou esta tarde ao sítio Igreja Açores o pároco, padre Nelson Pereira.
“É tema de conversa, embora não haja grande apreensão, uma vez que as pessoas ainda recordam muito o tempo em que a base tinha um contingente norte americano muito elevado, em que era muito comum não só reabastecedores, como outro tipo de aviação, estar presente na base aérea, em muito maior número”, disse o sacerdote ao sítio Igreja Açores sobre a presença crescente de aeronaves norte americanas desde o passado dia 20.
“Obviamente que é um sinal de um posicionamento militar diferente e que nos diz que se calhar precisamos de nos preparar para uma situação diferente da que vivemos agora” prossegue o pároco.
“É um sinal visível do conflito que embora longe de nós está a acontecer. Mas não sinto que haja, neste momento, uma especial preocupação ou espanto por parte dos lajenses pela presença dos aviões” conclui.
Há desde o passado dia 20 um movimento acima do normal, relacionado com o conflito no Médio Oriente entre Israel e o Irão.
Os 20 reabastecedores – KC135 E KC46 PEGASUS- , e alguns cargueiros está relacionada com operações de logística: transporte de pessoal e de material. Os Estados Unidos estão a retirar pessoal não essencial do Médio Oriente, com receio de represálias.O departamento de Defesa dos Estados Unidos não comenta se a presença destas aeronaves está relacionada com a situação no Médio Oriente. Entretanto os partidos políticos com presença no parlamento já solicitaram esclarecimentos ao governo sobre a situação.