Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo alerta para as “conversões” que Deus vai operando durante a Quaresma

Foto: Igreja Açores/CR

O único rancho que inicia a Romaria Quaresmal no Santuário recolheu durante a missa dominical

O Rancho de Romeiros de São Mateus de Toronto regressou hoje ao Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma semana depois daqui ter partido e o reitor, além de lhes dar as boas vindas “a casa”, sublinhou a “graça das conversões que o Senhor foi proporcionando ao longo desta semana”.

“Importa e é significativo que uma caminhada tão longa quanto esta termine sempre com uma eucaristia”,  que é o eterno memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, afirmou o cónego Manuel Carlos Alves no inicio da eucaristia dominical no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada.

O reitor do Santuário, que concelebrou com o assistente do grupo, o Vigário paroquial da Igreja de São Mateus de Toronto, desafiou os fieis a aproveitarem a Quaresma como o tempo favorável de uma “conversão interior e individual”.

“Ao contrário de outros tempos importa agora aproveitar o momento para a introspecção e revisão de vida através da escuta, da leitura e da meditação da Palavra de Deus, para que a possamos compreender e discernir na nossa vida” afirmou.

“Só a partir da Palavra de Deus podemos renovar a nossa fé e ganhar a força para irmos ao encontro dos irmãos” disse ainda o cónego Manuel Carlos Alves.

Por isso, exortou, “aproveitemos este momento para fazer este caminho: renovar a ideia que temos de Deus e ganhar forças, cientes de que Ele vem sempre ao nosso encontro com a Sua palavra e o Seu Espírito. Para que sejamos homens novos”.

No final o sacerdote que acompanhou o rancho, o padre Manuel Antão, destacou que, para si “fazer esta romaria foi um milagres” já que aos 14 anos, a pedido da mãe, “cansava-se muito” a fazer a procissão de Nossa Senhora do Rosário.

“Hoje, depois de caminhar 280 quilómetros na companhia destes irmãos foi um milagre para mim e um momento espiritual de grande conversão” disse o sacerdote.

Depois da Eucaristia o Rancho esteve num momento de oração junto à Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

O rancho de São Mateus de Toronto, composto por 22 irmãos, completou 25 anos de existência no passado dia 1 de março.

Scroll to Top