“Só não chega ao destino quem não se põe ao caminho… chegámos todos”- padre Norberto Brum

 

Foto: Igreja Açores/CR

Quase quatro centenas de mulheres e alguns homens, participaram este sábado na “Romaria da Comunidade”,  organizada pela paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada

A chegada de cerca de quatro centenas de romeiras à Igreja de São José, na Ribeira Chã,  ouvidoria da Lagoa, entoando a Avé-Maria com a cadência típica dos romeiros, antecipava o formato de uma breve celebração da Palavra, já dentro da Igreja, marcada sobretudo por cânticos de acção de graças. Afinal a “meta” tinha sido alcançada: chegar aos destino “com Jesus no coração”, cientes “de que Ele ama a todos”.

“Todos, todos, todos contam” lembrou logo o padre Norberto Brum nas primeiras palavras que dirigiu à assembleia já composta por maridos, filhos, famílias inteiras, que entre abraços e palmas, saudavam a alegria do reencontro.

Um dos momentos mais “especiais”, disseram, foi no Pisão, na descida para a Ribeira Chã, quando estiveram em adoração ao Santíssimo e deixaram as suas preces e “desabafos”. Em troca receberam uma carta de Jesus, o “amigo” que acompanhou os tr~es encontros de preparação e a viagem.

“O teu pecado não Me afasta de ti. Antes pelo contrário! No teu pecado aproximo-Me de ti para te tocar, abraçar e para te curar”, podia ler-se na carta dirigida a cada uma destas peregrinas de tantos lugares da ilha de São Miguel que convergiram um ano mais para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

“Deixa-Me amar-te, abraçar-te, beijar-te, acariciar-te , tal como o pai da parábola! Não fujas nem recues. Não te afastes nem coloques obstáculos. Deixa apenas que eu te ame. Dom após dom, graça após graça, a tua vida é a história do meu amor”, continuava e a cada frase lida, percebia-se no rosto destas mulheres a ternura e o abraço que ia recebendo.

“Como foi bom falar-te! Como foi bom segredar-te isto! Precisava de te dizer tudo isto nesta romaria para que nunca te esqueças que és o meu maior milagre e te amo muito”, terminava a carta improvisada e oferecida a cada uma.

“Tenho um enorme sentimento de gratidão por aquilo que Deus foi fazendo ao longo destes dias, sobretudo nos encontros de preparação, que foram fantásticos: de comunhão, de partilha ,de experiência de comunidade. Este era o grande objetivo. Não queríamos apenas momentos formativos mas fossem momentos de encontro…” afirmou ao Igreja Açores o padre Norberto Brum.

“Depois deste dia tão intenso só podemos estar gratos sobretudo pela felicidade que estas mulheres e estes homens espelham agora” acrescentou lembrando que o número de homens nesta romaria é “infinitamente inferior” ao de mulheres.

“Independentemente do resultado, nós estávamos aqui e este era o objectivo mais importante” acrescentou o sacerdote que foi pioneiro na ilha de São Miguel a organizar a primeira Romaria no feminino, a partir da paróquia de Santa Clara.

Foto: Pausa na Romaria.

“Algumas das irmãs pertencentes a este grupo vieram do continente e manifestaram gosto em poder fazer uma romaria, adiantou o sacerdote. Por isso, o seu acompanhamento em grupo, no formato até agora implementado, com regime presencial vai ser difícil de manter”, reconhece.

“Podemos promover encontros mas não poderão estar todas, certamente. Esta é a romaria da comunidade de Nossa Senhora de Fátima e o acompanhamento não é muito fácil…Temos de fazer tudo para alimentar esta fé” disse ainda o padre Norberto Brum ao Sítio Igreja Açores.

“Só não chega ao destino quem não se põe ao caminho… chegámos todos” afirmou categoricamente, em jeito de profecia, intuindo que este é um primeiro contacto, superficial, que pode “arrefecer” , mas o importante é que “ninguém perca a fé e a possa ir vivendo de forma cada vez mais esclarecida”.

“Obrigada a todos os homens que tiveram a coragem de vir. Temos de ser mais comunidade e a comunidade somos todos, todos, todos…Homens, mulheres, crianças, deficientes. Temos de ser sempre uma comunidade que estima, acolhe e considera” frisou ainda o padre Norberto Brum.

Esta romaria contou com mais de 400 inscritos e decorreu este sábado entre as Igrejas de Nossa Senhora de Fátima e a Ribeira Chã e “procurou reunir o máximo possível as famílias” adiantou o padre Norberto Brum ao Sítio Igreja Açores.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top