Religiosos dos Açores assinalam Jubileu com jornada de oração, reflexão e partilha em Angra do Heroísmo

Iniciativa decorre no dia 19 de outubro

Foto: Igreja Açores/RH

Os Religiosos e Religiosas dos Açores celebraram, este domingo, o Jubileu da Vida Consagrada, numa jornada marcada pela oração, comunhão e reflexão, com diversas atividades que decorrerão em  Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

O programa inicia-se às 10h00,  na Igreja de São Gonçalo, com um momento de abertura e oração comunitária. Pouco depois, pelas 10h50, os participantes seguirão em peregrinação até à Sé de Angra, onde realizaram a passagem pela Porta da Igreja Jubilar, um gesto simbólico de renovação espiritual e compromisso com a missão evangelizadora.

Às 11h00, terá lugar a Eucaristia Dominical, presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra, e animada pelo Grupo Coral da Sé. Na procissão de entrada, cada Instituto Religioso levará o seu próprio emblema, que será  depositado junto do símbolo gigante do Jubileu, colocado junto ao altar. As leituras e o salmo serão  proclamados por membros das diferentes comunidades religiosas.

Durante a Ação de Graças, um representante de cada Instituto partilhará brevemente a missão atual da sua congregação nos Açores, destacando os desafios e esperanças do serviço religioso no arquipélago.

A tarde será dedicada à reflexão e partilha, com uma sessão solene na Casa de Saúde do Espírito Santo, a partir das 15h00. O cónego João Maria Mendes abordará temas de História, seguido do Padre Francisco Sales, que refletirá sobre temas de Vida Religiosa. A sessão terminará com a apresentação das missões atuais dos Institutos presentes, em que cada comunidade exporá o seu trabalho, desafios e esperanças no contexto açoriano.

Scroll to Top