Respostas às questões sobre a família começam a chegar à Cúria

Secretariado permanente do Conselho Pastoral Diocesano reúne-se a 30 de Dezembro.

Não são ainda muitas, mas as respostas dos açorianos ao inquérito proposto pela Santa Sé sobre a família, com vista à preparação do Sínodo dos Bispos que decorrerá em Roma em Outubro do próximo ano, começam agora chegar à Cúria, segundo adiantou ao Portal da Diocese o Vigário Geral da Diocese de Angra, Pe Hélder Fonseca Mendes.

 

“Ainda não são muitas respostas. Temos o feedback de 5  (de um total de 18) Ouvidorias mas as perguntas estão muito bem enquadradas”, adiantou o responsável da Cúria pelo encaminhamento dos processos para os membros do Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano, encarregue de elaborar um documento único para enviar para a Conferência Episcopal Portuguesa.

 

A reunião para analisar e elaborar um documento único da Diocese de Angra, terá lugar no próximo dia 30 de Dezembro.

 

Na última assembleia do Conselho Pastoral Diocesano todos foram unânimes em reconhecer que os prazos “não são folgados” e a “complexidade das questões é grande” e por isso “há dificuldades acrescidas” para levar a bom porto a resposta ao Inquérito que foi visto “como um passo importante” na abordagem à Pastoral da Família.

 

Hélder Fonseca Mendes acredita que durante esta semana vai receber mais respostas pois “há muitas Ouvidorias que ainda utilizam os correios para enviar os documentos e isso pode gerar algum atraso”,  até devido à época de Natal que se vive.

 

Recorde-se que para levar por diante o processo de consulta foi dirigido um convite às dioceses para que “difundam o documento [preparatório] nos decanatos [divisões eclesiásticas das Igrejas de tradição oriental] e nas paróquias”.

 

A Secretaria Geral do Sínodo pediu que as respostas ao inquérito sejam enviadas à Santa Sé até ao final de janeiro de 2014, altura em que serão analisadas a fim de se elaborar o “instrumento de trabalho” da 3ª assembleia sinodal extraordinária, que terá lugar no Vaticano, em outubro do próximo ano.

Scroll to Top