Ribeira Grande celebra Santo Cristo dos Terceiros e pede celeridade na causa de Madre Teresa

O Senhor Santo Cristo dos Terceiros foi a primeira devoção de Madre Teresa da Anunciada A Ribeira Grande, na ilha de São Miguel,  viveu este fim de semana as festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros de olhos no processo de beatificação de Madre Teresa da Anunciada. A solenidade do Senhor Santo Cristo dos Terceiros é uma organização conjunta entre a ouvidoria da Ribeira Grande, a Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal e o Museu do Franciscanismo. O principal objetivo é revisitar e revitalizar a devoção original de Madre Teresa da Anunciada, natural da Ribeira Seca – R. Grande, que iniciou a sua devoção e amor ao Senhor Santo Cristo através desta Imagem dos Terceiros.

No ano passado a organização entregou na paróquia da Ribeira Seca, de onde é natural a Madre Teresa da Anunciada, uma relíquia que foi levada para a Ribeira Grande, com o intuito de “fomentar  a mesma devoção e ardor pela santidade e zelo no seguimento do Senhor”.

“Com esta serva de Deus, batizada na comunidade de S. Pedro da R. Seca, fomos convidados a proclamar o nosso Rei – Cristo Jesus, rico de misericórdia, rei na compaixão connosco”, sublinha uma nota da ouvidoria enviada ao Sítio Igreja Açores esta terça feira, lembrando que o testemunho de Madre Teresa da Anunciada “reaviva a confiança e abandono ao Cristo sofredor”.

No Sábado, 02 de maio, procedeu-se à procissão da Mudança da imagem do Sr. Santo Cristo dos Terceiros da Igreja de N. Sra. do Guadalupe (Igreja dos Frades) para a Matriz de N. Sra. da Estrela, celebrando depois a Eucaristia.

No domingo, 03 de maio, a comunidade de fiéis reuniu-se na Matriz pelas 17h00 para a Solene Eucaristia e posterior procissão por várias artérias da cidade, contando com a presença do clero da ouvidoria e de várias entidades e organizações politicas, civis e religiosas locais.

A festa terminou ontem, pelas 19h30, altura em que as várias comunidades da ouvidoria se concentraram na Igreja da Conceição para uma celebração da Palavra e Benção de velas em torno do tema “Esperança”, seguindo-se uma procissão de velas em honra à Senhora do Rosário de Fátima, concluindo com um momento de oração junto ao Busto existente na Igreja de S. Pedro da Ribeira Seca – R. Grande e solene eucaristia pela beatificação da serva de Deus Madre Teresa da Anunciada.

A Ouvidoria da Ribeira Grande já fez saber que pediu ao Bispo de Angra a nomeação de um postulador para a Causa de Madre Teresa que “continua em banho maria” como foi avançado pelo Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, Monsenhor Augusto Cabral.

Scroll to Top