Retiro anual debate a Alegria do Evangelho a partir de várias dimensões

O Movimento de Romeiros de São Miguel inicia no próximo domingo a sua preparação para as Romarias Quaresmais que se realizam entre 21 de fevereiro e 2 de abril, este ano sob o lema A Alegria do Evangelho proposta na Exortação Apostólica do papa Francisco, apartir das várias dimensões da vida.

O encontro realiza-se no auditório da Escola Secundária da Ribeira Grande, em São Miguel e decorre durante todo o dia de domingo, contando com vários testemunhos seguidos de debate e reflexão e, ainda com a presença do Bispo de Angra.

D. António de Sousa Braga, abrirá o retiro com uma breve intervenção sobre o Evangelho deste domingo mas também deixará orientações sobre o esquema de oração universal pelas grandes intenções da Igreja, que este ano vive o Ano da Vida Consagrada.

 

De resto, neste retiro serão vários os oradores, incluindo religiosos consagrados. O primeiro a usar da palavra será o Pe Luís Leal, contramestre de São José e pároco da Ameixoeira, em Lisboa. Depois segue-se uma intervenção de Tomaz Dentinho, professor universitário e romeiro na ilha Terceira, sobre a Alegria de Ser Cristão, prosseguindo o retiro com os testemunhos do Pe Paulo Vieira, dehoniano e das religiosas Tânia e Irene, das congregações de São José de Cluny e Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, respetivamente, que falarão da Alegria de ser Cristão Consagrado.

A seguir ao almoço haverá uma Eucaristia, que será celebrada pelo Pe Paulo Vieira, seguindo-se a Adoração do Santissimo Sacramento, orientada pelas duas religiosas.

Este é o único retiro anual promovido pelo Movimento dos Romeiros de São Miguel e realiza-se sempre antes do incio da Quaresma.

Também na Terceira, os romeiros iniciaram já a sua “formação” para as romarias deste ano.

O Rancho de Romeiros do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, irá fazer a sua romaria quaresmal de 25 a 29 de Março. O primeiro encontro preparatório realizou-se no passado dia 14.