Iniciativa assinala o Dia dos Monumentos e Sítios na ilha, que se celebra na próxima sexta-feira

O Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso de São Mateus do Pico e o Museu do Pico promoveram uma sessão formativa para crianças da Escola EB1 de São Mateus para explicar a importância da salvaguarda do património em situações de catástrofe, guerras e conflitos.
Este é o tema das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2025 deste ano, que se assinala no próximo dia 18 de abril.
As duas entidades juntaram-se para explicar aos mais novos o que aconteceu no Pico a 9 de julho de 1998, quando um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter, atingiu violentamente as ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, provocando nove mortes e mais de uma centena de feridos e alguns milhares de desalojados. O abalo de terra deixou, ainda, significativos danos materiais ao nível de infraestruturas: edifícios, rede viária, sistema de abastecimento de água, rede de distribuição de energia e de comunicações, entre outros. O património edificado religioso, igrejas e ermidas, foi fortemente afetado por este acontecimento.
Na sessão em que participaram os alunos da escola de São Mateus, o casal José António Goulart e Jesuína Goulart relembraram os momentos vividos nessa altura e o reitor do Santuário, padre Marco Martinho explicou como se viveram as celebrações fora do espaço do santuário e as intervenções estruturais que foram depois definidas para prevenir as consequências de novas catástrofes.