Gesto do Santuário associa-se à iniciativa da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde que com o dinheiro da renuncia Quaresmal adquiriu um ventilador para esta unidade de saúde que já está em funcionamento desde abril

O Santuário do Senhor Santo Cristo e a diocese de Angra, através da Comissão diocesana da Saúde, acabam de doar dois ventiladores ao Hospital do Divino Espirito Santo em Ponta Delgada, anunciou em primeira mão ao Igreja Açores o reitor do Santuário, esta sexta-feira.

Ambos já foram entregues no Hospital e estão em funcionamento desde abril, o mês mais complicado e com mais casos de Covid-19 nos Açores.

A doação insere-se no âmbito do apelo feito pela diocese para que a renuncia quaresmal nas diferentes ilhas revertesse a favor da Cáritas diocesanas e da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde para fazer face aos problemas decorrentes da pandemia.

“O Santuário do senhor Santo Cristo associou-se à iniciativa da Comissão Diocesana e comprou mais um ventilador  que juntou ao que foi comprado pelo Serviço Diocesano fruto da renuncia quaresmal de todos os açorianos”, disse ao Igreja Açores o cónego Adriano Borges.

A ilha de São Miguel tem sido a mais fustigada pela pandemia com inúmeros casos que levaram as autoridades de saúde a decretar cercas sanitárias e a testagem massiva de algumas freguesias dos concelhos da Ribeira Grande, Ponta Delgada e Vila Franca do Campo.

Em novembro do ano passado a diocese já tinha colaborado com o Serviço Regional de Saúde, com quem estabeleceu inclusive um protocolo de cooperação para a cedência do Palácio de Santa Catarina, que está a funcionar como enfermaria de apoio a doentes não-Covid, até junho deste ano.

O Palácio de Santa Catarina, que a Diocese de Angra utiliza habitualmente para retiros e eventos que impliquem alojamento, chegou a ser intervencionado, com pequenas reparações e obras de adaptação para ser utilizado pelos serviços de saúde em caso de necessitarem de camas no hospital do Santo Espírito para internar doentes com Covid-19.

A diocese insular disponibilizou também a Clínica do Bom Jesus e o Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, respetivamente para o apoio complementar ao Serviço Regional de Saúde e para o alojamento de profissionais de saúde e outros profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia.